Phil Anselmo acha que Dimebag e Vinnie Paul aprovariam reunião do Pantera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2023
O músico Phil Anselmo, vocalista da banda Pantera, participou de episódio recente do podcast The Metallica Report, que como é possível notar pelo nome, tem como tema central o grupo fundado por Lars Ulrich e James Hetfield. Anselmo, que desde o ano passado está fazendo shows com a nova encarnação do Pantera, falou sobre a reunião da banda, que atualmente conta com o baixista Rex Brown, o guitarrista Zakk Wylde e o baixista Charlie Benante.
Pantera - Mais Novidades
"É uma sensação ótima, cara. Hoje em dia, cara, é aí que eu e Rex, você sabe, podemos curtir mais os shows.Quando éramos mais jovens, estávamos apenas com raiva e em guerra, cara. Nossa, isso é um alívio para mim, cara. Não preciso mais quebrar meu maldito corpo em partes", declarou Anselmo, em transcrição publicada pelo site Blabbermouth.
O cantor também falou sobre Zakk Wylde e Charlie Benante, músicos que foram escolhidos como substitutos de Dimebag Darrell e Vinnie Paul, irmãos que fundaram o Pantera e faleceram, respectivamente, em 2004 e 2018.
"É uma honra tocar com eles. Eles são os caras mais legais do mundo (...). Zakk, ele é um maluco, cara. Ele é um amor. E Charlie, conhecemos ele desde 1987, cara. Faz muito tempo."
Em outro ponto da entrevista, Anselmo afirmou que os irmãos que fundaram o Pantera gostariam que o legado da banda continuasse vivo.
"A única coisa que posso dizer é que, cara, eu sei com certeza que Vince e Dimebag gostariam que fizéssemos isso, sem dúvida alguma. Eles gostariam que a marca PANTERA ou o legado continuasse. E eu não sei em que você acredita, mas, às vezes, você sabe, gostaria de pensar que os velhos estão olhando para nós, nos dando o polegar para cima", acrescentou o frontman.
A história do Pantera, um dos nomes mais importantes dos anos 90
O Pantera foi fundado nos anos 1980, por Dimebag Darrell e Vinnie Paul. O grupo tocava Glam Metal em seus primeiros álbuns, mas a sonoridade mudou muito em 1990, quando foi lançado o explosivo e violento "Cowboys From Hell".
Com "Vulgar Display Of Power" (1992), o Pantera mostrou que a fase Glam definitivamente havia ficado para trás. "Far Beyond Driven" e "The Great Southern Trendkill", lançados em 1994 e 1996, mantiveram o Pantera no topo, porém, a trajetória do quarteto estava chegando perto do fim.
No dia 13 de julho de 1996, Phil Anselmo teve uma overdose e quase passou dessa para outra vida. Apesar das circunstâncias adversas, o Pantera continuou na ativa e em 21 de março de 2000, foi lançado "Reinventing The Steel", que viria a ser o último disco de estúdio. Por fim, em 26 de agosto de 2001, Dimebag Darrell, Vinnie Paul, Rex Brown e Phil Anselmo tocaram juntos pela última vez. O show, que ninguém imaginou ser o derradeiro, foi realizado em Yokohama, no Japão.
A história do Pantera finalmente chegou ao fim em 2003, por conta de conflitos internos.
A desastrosa entrevista de Phil Anselmo
Depois que o Pantera acabou, os ex-integrantes da banda passaram a trocar farpas públicas. A briga atingiu níveis baixíssimos no final de 2004, quando Anselmo cedeu entrevista à Metal Hammer (que foi divulgada pelo Blabbermouth) e soltou o verbo.
"Eles também têm telefones. E eles não estavam se comunicando comigo. O meio de comunicação deles estava completo, então eles enviaram a garota de recados para me ligar e ver onde minha cabeça estava. Isso foi bastante ofensivo, então, eu não joguei aquele jogo, e o tempo passou. Eu não deixo o tempo passar, eu tenho que fazer alguma coisa, eu não posso sentar em cima da minha bunda e ficar sem fazer nada, eu tenho que fazer alguma coisa, e deve ser musical. Quando eu não uso meu dom, eu fico morto e inútil. É uma sensação terrível ser tão vulnerável.
Quando você usa seu dom, você está no topo do mundo. Você sente que vale alguma coisa, sabe? Você sente que fez algo e criou alguma coisa. Já fiz isso com muitas bandas no meu tempo livre, e eu sempre estava lá sempre que o Pantera me ligava para fazer o próximo disco, a próxima turnê, o que fosse preciso, e eu sempre estava 100% lá.
Acho que há muito dentro de Darrell. Pelo que vi de Dimebag no passado, ele teve uma grande tragédia em sua família e, claro, essa também é a família de Vinnie. Acho que eles nunca se deram tempo para realmente curar isso. A raiva e o ódio e as noites de bebedeira com eles gritando na minha cara, comigo sentado segurando minhas duas mãos apenas para não bater no cara... Eu me cansei", disse o vocalista, que embora tenha se segurado para não bater em Dimebag, sugeriu que o guitarrista deveria apanhar.
"Ele poderia me atacar vocalmente. E sabendo que ele era muito menor do que eu, eu poderia matá-lo como um pedaço de vapor, você sabe, ele se transformaria em vapor - seu queixo, pelo menos, se eu batesse nele. E ele sabe disso. O mundo deveria saber disso. Então, fisicamente, é claro, ele merece ser severamente espancado.
Mas é claro, isso é criminoso e eu não vou fazer tal coisa... Sério, eu apenas deixei ele tagarelando. Eu me cansei disso muito rapidamente, e sempre [o assunto] que surgia, como aconteceu hoje, eu apenas optei por desejar-lhes boa sorte. Com toda a franqueza, eu realmente gostaria que eles fossem homens, o que é muito difícil para eles, imaginando que viveriam na casa de suas mães até os 30 anos de idade. Em comparação, eu estava na rua por opção aos 15 anos, morando em qualquer lugar que pudesse - mas vivendo, e vivendo com sucesso, através da minha vontade."
O triste fim de Dimebag Darrell
Infelizmente, poucos dias após a terrível entrevista que Anselmo concedeu à Metal Hammer, a vida de Dimebag chegou ao fim no dia 8 de dezembro de 2004. O talentoso guitarrista, que na época estava tocando na banda Damageplan, foi assassinado enquanto se apresentava em um clube localizado em Columbus (Ohio, EUA).
Se existia alguma chance do Pantera se reunir, essa possibilidade se foi junto de Dimebag.
Vinnie Paul também partiu
Quatorze anos depois da morte de Dimebag, seu irmão Vinnie Paul se foi. O baterista faleceu em junho de 2018, aos 54 anos, de problemas cardíacos. Segundo Mike Kroeger, baterista do Nickelback, Vinnie desistiu de viver após ver Dimebag ser assassinado.
Sem Dimebag e sem Vinnie Paul, o Pantera estava acabado. Ao menos, na teoria…
O retorno do Pantera
Desde 2018, não há mais nenhum membro original do Pantera vivo. Mesmo assim, os dois músicos do grupo que estão vivos (Phil Anselmo e o baixista Rex Brown) anunciaram em 2022 que fariam shows sob o nome Pantera. Zakk Wylde e Charlie Benante foram recrutados para a reunião e o grupo vem tocando em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token

Pantera sem Dimebag Darrell e Vinnie Paul é, na melhor das hipóteses, uma banda cover
Zakk Wylde admite possibilidade de novas músicas do Pantera
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo
Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor


