O incrível aprendizado que o Rush teve ao abrir shows do Kiss
Por Bruce William
Postado em 20 de novembro de 2023
Existe uma percepção meio unânime que, tecnicamente falando, o Rush é uma banda muito superior ao Kiss, pois seus músicos são virtuoses em seus instrumentos, enquanto os do Kiss tocam o suficiente para subir ao palco e mandar ver. Por isso houve até quem se revoltasse há alguns meses quando Gene Simmons disse que ensinou Geddy Lee a tocar blues. "Geddy e eu estávamos sentados, trocando riffs, e eu disse: 'Você quer fazer uma escala de blues? Você começa primeiro e depois eu continuo o padrão de acordes', e ele disse: 'Eu não entendo o que você quer dizer'", contou Gene.

Mas ser artista implica em muito mais coisas que somente habilidades técnicas, e por isso o próprio Geddy reconhece que o Rush aprendeu muito com o Kiss quando eles abriram shows para o grupo norte-americano, o que aconteceu em 1974, quando o trio estava passando por uma mudança de formação que seria decisiva para sua trajetória, com o baterista John Rutsey deixando o posto para Neil Peart. Inclusive o primeiro show que o Rush abriu para o Kiss em 25 de julho em Ontario foi justamente o último de Rutsey com a banda. E a partir dali o Kiss convidou o trio canadense para seguir em turnê com eles pelos EUA.
Naquela época, a única forma de você aprender com as bandas era vendo seus shows ao vivo, pois pouquíssimas imagens eram filmadas e transmitidas pela TV. E foi justamente em um programa de TV recente que Geddy relembrou sua experiência como parte dessa turnê quando o Rush ainda era uma banda emergente, conforme transcrição feita pelo Ultimate-Guitar.com.
"Éramos muito inexperientes quando cruzamos a fronteira para os EUA pela primeira vez em 1974", contou Geddy. "Éramos tão ingênuos que sequer tínhamos cases profissionais, ainda carregávamos alguns cabos em caixas vazias de Coca-Cola. E ficávamos noite após noite ao lado do palco depois do nosso curto set e assistíamos a todas as bandas. O Kiss era realmente impressionante porque não apenas a equipe de estrada deles era incrivelmente gentil conosco, e os caras na banda nos apoiavam muito, mas eles faziam aquele show pirotécnico, literalmente explosivo, no qual eles trabalhavam muito. Tudo tinha que ser coreografado, e tudo era cronometrado segundo após segundo", contou.
Com isto, Geddy deixou claro que um dos grandes aprendizados que tiveram com o Kiss não foi necessariamente relacionado com a música do Kiss. "Gostávamos de algumas de suas canções, é claro. Mas algumas delas não nos interessavam", explicou. "Mas observar a maneira profissional como eles conduziam seus negócios foi realmente instrutiva. Então, havia muito a aprender, muito a absorver. E, para nós, não era realmente sobre a música deles em si", disse o baixista, ecoando o que foi dito também por Neil Peart, que elogiou o Kiss por ser uma banda perfeitamente focada, que sabia o que queria e como faria para chegar lá.
Apesar disso, o Rush nunca deixou de lado seu lado cômico, a ponto de terem feito uma divertida paródia para uma música clássica do Kiss. "Muitos acham que somos absurdamente sérios, mas algumas de nossas músicas são completamente apatetadas", disse Geddy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush


