Quando Gene Simmons deu aula de baixo para Geddy Lee, que não sabia o que eram aquelas notas
Por Bruce William
Postado em 18 de julho de 2023
Durante uma conversa recente com o Ultimate-Guitar.com, Gene Simmons estava falando sobre como lendas da música do porte de John Lennon, Paul McCartney, Jimi Hendrix e Buddy Rich não sabiam ler ou escrever música e, no meio do tema, comentou que nem todos abordam a música da mesma maneira, citando como exemplo um caso envolvendo Geddy Lee, do Rush:
"Vou contar uma história reveladora. O KISS levou o Rush em sua primeira turnê. Eles estavam abrindo nosso show pois a gente gostava do que eles faziam. E isso foi na época de 'Working Man', quando eles soavam um pouco como um Led Zeppelin canadense, que eu ainda prefiro, em termos de som, mas obviamente, eles foram muito bem e costumávamos sair com os caras e tirar sarro de tudo".
Prossegue Simmons: "Uma noite, de volta ao hotel ou nos bastidores em algum lugar, Geddy Lee e eu estávamos sentados, trocando riffs, e eu disse: 'Você quer fazer uma escala de blues? Você começa primeiro e depois eu continuo o padrão de acordes', e ele disse: 'Eu não entendo o que você quer dizer'. Pelo que me lembro, Geddy não entendia o que era uma escala de blues ou o que '1,4,5' significava. Vale ressaltar também que, quando você diz '1,4,5' para um músico, isso significa algo, é uma relação de notas ou acordes", explicou.
"Então eu disse: 'Bem, ok então, você toque um G, na oitava ou mais grave', e ele perguntou: 'Qual é essa?' Geddy tocava puramente de ouvido. Agora, é claro, mais tarde, ele aprendeu quais eram as notas e coisas assim", revelou o baixista do KISS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps