O solo de guitarra de Kurt Cobain no Nirvana que Krist Novoselic ficou horrorizado
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2023
Kurt Cobain nunca se proclamou o maior guitarrista do mundo. Embora o que ele tocava sempre servisse à música que escrevia, grande parte de sua destreza na guitarra com o Nirvana estava relacionada a criar ruídos abstratos no instrumento. Cobain não era típico guitar hero, mas um de seus companheiros de banda não ficou muito satisfeito com o seu trabalho em um dos clássicos da banda.
Quando o Nirvana lançou seu álbum "Nevermind", eles haviam subido lentamente ao topo do mundo da música. Em poucos meses, a banda passou de tocar em locais de punk rock conhecidos para o topo das paradas, com muitos fãs vestindo flanela e se identificando com as letras que expressavam suas vidas domésticas miseráveis, assim como Cobain.
Embora Cobain pudesse estar orgulhoso do trabalho que colocou em sua obra-prima, ele achou que o produto final estava longe de seu gosto. Ao contratar o engenheiro de mixagem Andy Wallace, conhecido por seu trabalho com bandas mais pesadas como Slayer, Cobain ficou horrorizado ao ouvir as mixagens finais de suas músicas, achando que soava mais como um álbum de hair metal do que o que ele tinha em mente.
Quando a banda teve tempo para trabalhar em um álbum subsequente, Cobain não gostou da ideia de fazer uma sequela de "Nevermind". Ao entrar em estúdio com o produtor minimalista Steve Albini, eles buscaram criar faixas que capturassem a sensação da banda tocando na sala, com a bateria de Dave Grohl soando muito mais contundente do que antes.
Assim, "In Utero" é um dos álbuns mais crus da banda, com Cobain entregando as performances vocais mais desinibidas que já gravou. Embora as novas músicas não fossem comerciais, "Heart Shaped Box" se tornaria o single de destaque do álbum, apresentando algumas das partes de guitarra mais estranhas no catálogo do Nirvana.
Quando ouviu o álbum pela primeira vez, Krist Novoselic ficou inicialmente horrorizado com o que ouviu, achando que Cobain precisava refazer a parte de guitarra por causa de como era terrível. Falando com Conan O'Brien, Novoselic pensou que o produto final arruinava completamente a mixagem da faixa, dizendo: "Eu disse algo como: 'Esta é uma música realmente bonita. E é uma música triste de alguma forma.' Eu acho que usei um termo como: 'Isso soa como se você tivesse simplesmente jogado esse aborto no chão.' Foi o que eu disse: 'De repente, temos esse aborto no chão, isso é terrível.'"
É fácil entender de onde Novoselic está vindo. Comparado ao tom de guitarra robusto no refrão, o grito estridente que sai do solo é penetrante desde o momento em que começa, soando quase como se Cobain estivesse tentando tocar sua parte através de um amplificador feito para crianças.
Apesar das dúvidas do baixista, a faixa se tornaria um pilar das rádios de rock alternativo, apresentando o solo de guitarra em todo o seu esplendor. Mesmo que não tenha sido a decisão de mixagem mais agradável, a escolha de Cobain de deixar o solo intocado provavelmente se aproximou do que ele tinha em mente. Dado o estado mental frágil de Cobain naquela época, isso era equivalente a ele liberar aquela fúria para o resto do mundo.
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