A música "esquecida" do Dream Theater escrita por lenda que trabalhou com Kiss e Bon Jovi
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de novembro de 2023
A icônica banda norte-americana Dream Theater, maior representante do Metal Progressivo, lançou várias músicas que fazem muito sucesso (ao menos entre seus fãs) ao longo de sua extensa carreira. "Pull Me Under", "Another Day", "Metropolis- Part I: The Miracle And The Sleeper", "The Mirror", "Strange Déjà Vu", "The Spirit Carries On", "As I Am" e "Panic Attack" são alguns dos "hits" do quinteto mais famoso do Prog Metal.
Dream Theater - Mais Novidades
Além de suas composições famosas, o Dream Theater apresenta em seu catálogo musical algumas obras menos populares. É o caso de uma canção que foi escrita em conjunto com Desmond Child, que já trabalhou com várias estrelas da música.
Quem é Desmond Child?
Nascido em 1953, John Charles Barrett (nome real de Desmond Child) é um renomado compositor e produtor, que compôs muitos hits. Entre os sucessos que Desmond escreveu/gravou, estão "I Was Made for Lovin' You" (Kiss), "You Give Love a Bad Name", "Livin' on a Prayer" (Bon Jovi), "Angel", "Crazy" (Aerosmith), "Poison" (Alice Cooper) e "Livin' la Vida Loca" (Ricky Martin).
Desmond também trabalhou com Scorpions, Cher, Roxette, Steve Vai e Kelly Clarkson, entre outros artistas, dentre os quais está o Dream Theater.
Como rolou a colaboração entre Desmond Child e Dream Theater?
Os caminhos de Dream Theater e Desmond Child se cruzaram na segunda metade da década de 1990, quando o grupo estava preparando as músicas de seu quarto disco de estúdio. A gravadora (Elektra) queria que a banda trabalhasse em composições mais comerciais, o que gerou alguns conflitos entre o guitarrista John Petrucci e o baterista Mike Portnoy, ambos membros fundadores.
Para piorar o cenário, as músicas ficaram engavetadas por cerca de um ano, o que quase causou o fim do Dream Theater, o que felizmente não se concretizou. Então, o quinteto recebeu autorização para se reunir com o produtor Kevin Shirley e começou a gravar o que viria a ser "Falling Into Infinity".
Conforme nota publicada no site oficial do Dream Theater, Kevin fez algumas alterações em "Falling Into Infinity", como a retirada da seção intermediária de "Burning My Soul", que virou a sensacional "Hell's Kitchen".
Kevin também sugeriu que o Dream Theater trabalhasse com Desmond Child na música "You Or Me". Sendo assim, o guitarrista John Petrucci foi até a Flórida e junto com Desmond, transformou "You Or Me" em "You Not Me".
Lançada como a faixa número dois de "Falling Into Infinity", "You Not Me" é uma música muito legal, que além de ser direta e curta (para os padrões do Dream Theater), tem um refrão bacana. "You Not Me" é uma das músicas radiofônicas de "Falling Into Infinity", porém, não emplacou.
A música "esquecida" do Dream Theater
Com pouco mais de 1 milhão de reproduções no Spotify, "You Not Me" figura entre as "lado b" do Dream Theater, o que é uma pena, pois se trata de uma ótima composição. Aparentemente, "You Not Me" também não funcionou ao vivo, já que o Dream Theater a tocou em apenas quatro shows, sendo que o último foi realizado em janeiro de 1998.
Embora não seja tão popular quanto outras músicas do Dream Theater, "You Not Me" é uma obra muito legal. Caso você nunca tenha ouvido essa música esquecida, aperte o play e boa diversão!
"Falling Into Infinity" é o sucessor de "Awake" e foi lançado em setembro de 1997. O álbum é o segundo (e último) trabalho do Dream Theater gravado pelo tecladista Derek Sherinian, que havia trabalhado com a banda no EP "A Change Of Seasons". Leia uma resenha do disco na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps