John 5 compara tocar metal com uma Telecaster a "usar chapéu de caubói em show do Slayer"
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2023
Jimmy Page, Ritchie Blackmore e Tony Iommi são considerados os três maiores precursores do heavy metal. Curiosamente, cada um adotou um modelo de guitarra como marca registrada: Les Paul, Stratocaster e SG, respectivamente.
A partir dos anos 80, entretanto, guitarristas de metal se tornaram mundialmente conhecidos pelo uso de modelos mais badass, como a Flying V e a Explorer. Quando surgiu na banda do Marilyn Manson, John 5 chamou atenção por sua habilidade e versatilidade, mas também por tocar com uma Telecaster — modelo muito mais associado ao classic rock e a música country.

Conforme publicado pela Killer Guitar Rigs, em entrevista para o The Kenny Aronoff Sessions John comparou tocar metal com uma Telecaster a "usar um chapéu de cowboy em um show do Slayer".
Muitos acreditam que a escolha foi deliberada para ser diferentão, mas foi algo simplesmente natural. Ele contou que teve a ver com um programa de TV dos Estados Unidos, de comédia e música country, que ele adorava quando criança:
"Eu amava música, assim como qualquer criança, e amava TV. Eu via clipes de bandas tocando na TV e, por alguma razão, aquilo me atraía. Sabe, aquilo meio que te escolhe. Então eu estava assistindo 'Hee Haw', aquele programa dos anos 70 [...] e um menino se levantou e tocou. Ele era um campeão do banjo."
"Não sei por que aquilo me impressionou tanto, mas literalmente mudou minha vida. Foi uma epifania. Eu era muito jovem, mas sabia que banjo não era lá tão legal. [...] eu devia ter uns seis anos, e pensava 'Quero tocar guitarra elétrica'. E, como todos eles tocavam Telecaster, eu pensava que o único de guitarra que existia era a Telecaster."
"Pedi uma guitarra de presente de Natal, ganhei uma e comecei a fazer aulas imediatamente. E eu estava tão obcecado, por algum motivo, [que tocar guitarra] era mais importante do que comida [...], dormir ou qualquer coisa. Eu estava obcecado com aquilo; e meio que é assim até hoje: [...] vou esperar até ela [minha esposa] dormir e vou ficar acordado até tarde para tocar, sabe [risos]? Ainda sou obcecado – essa fome nunca passou, o que é estranho."
Confira abaixo a abertura do programa Hee Haw – que em seu auge atingia audiência de 30 milhões de espectadores (quase 15% da população dos Estados Unidos à época):
O apresentador tocando banjo na abertura é Roy Clark, que nos anos 50 foi um dos pioneiros da guitarra elétrica nos programas de TV dos Estados Unidos:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show

Kissmaníaco de carteirinha, John 5 lista seus cinco álbuns favoritos do Kiss
John 5 conta razão de recusar conselho que recebeu do Gene Simmons


