John 5 compara tocar metal com uma Telecaster a "usar chapéu de caubói em show do Slayer"
Por André Garcia
Postado em 01 de novembro de 2023
Jimmy Page, Ritchie Blackmore e Tony Iommi são considerados os três maiores precursores do heavy metal. Curiosamente, cada um adotou um modelo de guitarra como marca registrada: Les Paul, Stratocaster e SG, respectivamente.
A partir dos anos 80, entretanto, guitarristas de metal se tornaram mundialmente conhecidos pelo uso de modelos mais badass, como a Flying V e a Explorer. Quando surgiu na banda do Marilyn Manson, John 5 chamou atenção por sua habilidade e versatilidade, mas também por tocar com uma Telecaster — modelo muito mais associado ao classic rock e a música country.

Conforme publicado pela Killer Guitar Rigs, em entrevista para o The Kenny Aronoff Sessions John comparou tocar metal com uma Telecaster a "usar um chapéu de cowboy em um show do Slayer".
Muitos acreditam que a escolha foi deliberada para ser diferentão, mas foi algo simplesmente natural. Ele contou que teve a ver com um programa de TV dos Estados Unidos, de comédia e música country, que ele adorava quando criança:
"Eu amava música, assim como qualquer criança, e amava TV. Eu via clipes de bandas tocando na TV e, por alguma razão, aquilo me atraía. Sabe, aquilo meio que te escolhe. Então eu estava assistindo 'Hee Haw', aquele programa dos anos 70 [...] e um menino se levantou e tocou. Ele era um campeão do banjo."
"Não sei por que aquilo me impressionou tanto, mas literalmente mudou minha vida. Foi uma epifania. Eu era muito jovem, mas sabia que banjo não era lá tão legal. [...] eu devia ter uns seis anos, e pensava 'Quero tocar guitarra elétrica'. E, como todos eles tocavam Telecaster, eu pensava que o único de guitarra que existia era a Telecaster."
"Pedi uma guitarra de presente de Natal, ganhei uma e comecei a fazer aulas imediatamente. E eu estava tão obcecado, por algum motivo, [que tocar guitarra] era mais importante do que comida [...], dormir ou qualquer coisa. Eu estava obcecado com aquilo; e meio que é assim até hoje: [...] vou esperar até ela [minha esposa] dormir e vou ficar acordado até tarde para tocar, sabe [risos]? Ainda sou obcecado – essa fome nunca passou, o que é estranho."
Confira abaixo a abertura do programa Hee Haw – que em seu auge atingia audiência de 30 milhões de espectadores (quase 15% da população dos Estados Unidos à época):
O apresentador tocando banjo na abertura é Roy Clark, que nos anos 50 foi um dos pioneiros da guitarra elétrica nos programas de TV dos Estados Unidos:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival


Kissmaníaco de carteirinha, John 5 lista seus cinco álbuns favoritos do Kiss
John 5 conta razão de recusar conselho que recebeu do Gene Simmons


