A "traição" dos Raimundos que deixou o produtor Miranda puto da vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de julho de 2023
O primeiro disco do Raimundos, que leva o nome do grupo, foi lançado pelo selo Banguela Records, subsidiário da Warner Records criado por integrantes do Titãs e pelo produtor Carlos Eduardo Miranda. O álbum fez muito sucesso e até hoje figura entre os grandes lançamentos da história do rock brasileiro.
O sucesso dos Raimundos chamou a atenção da Warner, o que gerou uma situação delicada entre o grupo e o selo Banguela Records.
"Foi nesse momento que o nosso empresário se adiantou e aí eu vi o interesse da Warner. Já tinha esse interesse da Warner. Já tinha, acho que em contrato, se a Warner quisesse pegar essa banda, ela tinha a preferência, o direito, enfim…" afirmou o guitarrista Digão, em trecho do documentário "Sem Dentes - Banguela Records e a Turma de 94".
"Tinha um dispositivo no contrato que a gente nunca parou pra ver, que se uma banda quisesse ser contratada pela Warner, a qualquer momento, ela poderia ser contratada", comentou Charles Gavin, baterista do Titãs.
"Era o lançamento do Maskavo, no dia do meu aniversário, 21 de março. E o Raimundos (...), aí vão eles, de noite no meu aniversário, me cumprimentam. No outro dia de manhã, eu chego no Banguela e tá a notificação que eles estavam se desligando do Banguela por causa de um buraco no contrato assinado no dia do meu aniversário.
Eles tinham ido de tarde, os traíras filha da puta, velho… tinham ido assinar o acordo e depois, de noite, me dar parabéns, velho. Falei ‘Mano, que filhos de uma puta’. Foi quando eu comecei a entender que artista trai a mãe se precisar", disse o saudoso produtor Miranda, que também criticou a Warner.
"A Warner também agiu errado. A Warner deveria dizer: ‘Não velho… Eu banco vocês, vocês vêm, mas continuam no Banguela. Vai sair com a marca Banguela, vai sair legal, mas o dinheiro que tiver que dar, eu dou. Só que a gente muda o acordo com o Banguela’", afirmou Miranda.
"A gente ficou puto da vida (os Titãs) com os Raimundos, tipo ‘Vocês são uns ingratos, a gente abrigou vocês, vocês abriram shows nossos, agora vocês abandonam o selo?’", relatou Charles Gavin, que com o passar do tempo, entendeu a situação.
"Agora, olhando de hoje, eu falo ‘Mas é claro, eles estão com o empresário’. O empresário fala: ‘Moçada, vocês querem gravar um disco com 20 mil e não ter investimento nenhum de marketing ou vocês querem ir pra Warner, gravar um disco com 100 mil e ter investimento de marketing?’ (...). Imagina… qualquer um pularia, né? Os Titãs também pulariam. O que não foi legal foi a forma como isso foi feito."
O produtor Miranda disse que os músicos dos Raimundos teriam que conversar com os membros dos Titãs. Miranda também inventou que Charles iria "dar um pau" em Canisso.
"Eles ficaram gritando que nem uns loucos pra gente (...). Eu fiquei rindo, ia fazer o que, sair brigando?", contou o falecido baixista.
No fim das contas, "Lavô Tá Novo" foi lançado pela Warner em novembro de 1995 e emplacou vários hits, como "Tora Tora", "Esporrei Na Manivela", "Eu Quero Ver o Oco" e "I Saw You Saying - That You Say That You Saw".
A banda voltou a unir forças com Miranda no final da década de 1990. O resultado da reconciliação pode ser conferido em "Só No Forévis", lançado em 1999.
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