Para parecer mais punk, o Police mentia sobre o banimento de suas músicas
Por Bruce William
Postado em 26 de dezembro de 2023
Ao longo dos anos, a BBC baniu uma quantidade imensa de músicas de sua programação por várias razões, desde questões políticas, uso de palavras de cunho sexuais ou até mesmo o curioso caso de "Space Oddity" do David Bowie, que relatava na letra a história de um astronauta que acaba vagando no espaço e como a canção foi lançada na época em que o homem estava prestes a pousar na lua, ela foi considerada como sendo algo que "ia na contramão dos sentimentos da nação".
Com o passar do tempo todos ou quase todos os banimentos foram suspensos, mas o próprio fato de fazer parte de algo banido traz uma espécie de atestado de transgressão, que acompanha obras como "Anarchy in the UK" dos Sex Pistols ou "Lola" do The Kinks, o que serve inclusive para atrair o público jovem, pois o que é proibido acaba muitas vezes despertando a curiosidade.
Foi o que pensaram os três caras do The Police em 1978. Formada em Londres no ano anterior pelo baixista e vocalista Sting, junto com o guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland, a banda vinha tentando conquistar seu lugar ao sol em plena efervescência punk, mas eles não tinham a virulência dos grupos da época. E ainda por cima sabiam tocar, e muito, muito bem, por sinal.

Uma de suas primeiras músicas foi "Roxanne", composta por Sting e que retratava a paixão de um homem por uma garota de programa. Conforme contou Andy Summers (wikipedia): "Sting tocou a música na minha sala de estar. No começo ele se sentia acanhado de trazer suas composições. Mas ela era brilhante e, mais tarde, todos nós a trabalhamos em um porão úmido no norte de Londres. Lembro-me de Stewart dizendo a Sting onde colocar as notas do baixo, o que foi um pouco complicado. Miles Copeland, irmão de Stewart, veio nos ouvir, e estávamos meio envergonhados de tocar para ele, porque Miles tinha uma visão mais fechada e estava mergulhado na coisa do punk rápido e furioso. Mas surpreendentemente ele adorou. Eu fiquei realmente surpreso. E ele levou para a A&M e conseguiu um contrato para um single. Eu não acho que tenha chegado ao Top 40 na América, mas eventualmente se tornou a música característica do The Police".
Mas este primeiro single da banda, trazendo "Roxanne" de um lado e "Peanuts" do outro, não emplacou o playlist da rádio BBC. Então, aproveitando o "tema polêmico" da canção composta por Sting, eles passaram a dizer em entrevistas que a canção havia sido banida, mesma tática foi usada algum tempo depois em "Can't Stand Losing You", outra canção que ficou marcada na história da banda, portanto a tática parece ter funcionado, relata a Far Out.
"Bem, foi proibida pela BBC... Não. Na verdade, eles se recusaram a colocá-la na playlist, mas, sob a nossa perspectiva, ela foi BANIDA! BANIDA pela BBC, entende! Isso mostrava o quão revolucionários nós éramos! Mas é apenas uma música, e existem músicas sobre isso, existem músicas sobre aquilo", disse Stewart ao Songfacts, explicando que conforme a coisa se tornava polêmica de certa forma, eles iam ganhando respeito. Nos tornamos oficialmente uma banda punk. Essa era nossa missão, esse era nosso propósito", finaliza o baterista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
A canção do Police que Sting tentou enterrar - literalmente; "Eu odiava tanto essa música"
O power trio que Eddie Van Halen achava chato e monótono de ouvir; "cansativo"
Stewart Copeland, do The Police, elogia Joey Jordison, falecido baterista do Slipknot


