Os dois álbuns que disputam título de capa mais feia da história, segundo Bruno Sutter
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de dezembro de 2023
Muitos álbuns de heavy metal se tornaram icônicos por suas belas e memoráveis capas, como "The Number of the Beast" do Iron Maiden ou "British Steel" do Judas Priest. Outras dessas artes acabam chamando atenção por serem, no mínimo, de gosto duvidoso.
Em entrevista ao Headpilhas, Bruno Sutter, do Massacration, comentou sobre duas dessas capas que considera as mais "horrorosas" de todas: "Born Again", do Black Sabbath, e "Amobimong", do Uriah Heep.
"A gente pode definir talvez qual seja a capa mais bonita! [risos]. Vamos fazer uma análise de caso, que tal ‘Born Again’ do Black Sabbath? Na real, vamos tentar eleger qual a capa mais horrorosa. Essa ou o ‘Abominog’ do Uriah Heep? Eu acho que esse capeta aqui é o próprio vocalista Peter Goalby! Parece muito com ele. Dá uma olhada. Acho que fizeram uma espécie de abdução, uma adaptação na cara dele. Qual é a mais feia? Não sei se é verdade, mas disseram que quando mostraram essa capa para o Ian Gillan, ele vomitou na hora. Será que é verdade esse bilhete?"
A capa de "Born Again"
De acordo com matéria do jornalista Flávio pontes, em 1983, após Dio deixar o Black Sabbath com o baterista Vinnie Appice, surgiram dúvidas sobre o futuro da banda. A escolha surpreendente de Ian Gillan como vocalista resultou em um álbum sombrio que combinou estilos do Black Sabbath e Deep Purple. No entanto, Gillan não se sentiu à vontade e as gravações foram feitas separadamente.
A capa do álbum "Born Again" gerou polêmica. Criada por Steve Joule, surgiu de uma vingança de Don Arden, empresário da banda. Joule, relutantemente, criou uma capa bizarra que surpreendentemente agradou a Tony Iommi, mas não agradou Gillan. A capa controversa tornou-se icônica para alguns, como Max Cavalera, enquanto Gillan a detestou, chegando a jogar cópias do álbum pela janela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps