Billie Joe Armstrong comenta aquele que considera o mais "insuperável" dos álbuns punk
Por André Garcia
Postado em 13 de dezembro de 2023
Efêmero que só, o punk surgiu em 1976, chegou ao auge em 77, e implodiu em 78; dando origem assim a outros gêneros como o post punk, o new wave e posteriormente o hardcore. Ao longo da década seguinte, entretanto, foi ficando cada vez mais relegado ao underground.
Green Day - Mais Novidades
Em 1994, nos Estados Unidos, o punk rock foi ressuscitado pelo enorme sucesso feito pelo Green Day e o Offspring, com "Dookie" e "Smash", respectivamente. Com aquilo o gênero, renovado e reinaginado para os anos 90, foi introduzido a toda uma nova geração.
O frontman do Green Day, Billie Joe Armstrong, escreveu para a Rolling Stone em 2010 uma declaração de amor ao primeiro (e único) álbum dos Sex Pistols, o declarando como "inigualável".
"Os Sex Pistols lançaram apenas um álbum, o 'Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols', mas ele abriu um enorme buraco em tudo que era bobagem no rock, e em tudo que estava indo mal com o mundo também. Ninguém mais teve esse tipo de impacto com apenas um álbum. [...] [Ele é] a raiz de tudo o que tem por aí de rock moderno. É uma coisa incrível que ninguém conseguiu igualar."
[...]
"A diferença entre John Lydon e muitos outros vocalistas punk é que eles só podem imitar aquilo que ele fazia naturalmente. Não havia nada nele que fosse forçado. [...] As coisas que Lydon escreveu em '76 e '77 são totalmente relevantes para o que está acontecendo agora. Elas pintam um quadro feio. Ninguém teve coragem de dizer o que eles disseram. A única pessoa que fez algo semelhante foi Bob Dylan — e nem mesmo Bob Dylan nunca foi tão direto."
"Quando os ouvi pela primeira vez, eu tinha 14 ou 15 anos e estava muito ligado em heavy metal e hard rock. Acho que estava na casa de uma garota. Lembro-me de ouvir aquelas batidas de botas em 'Holidays in the Sun'; aí então a guitarra rugindo como um trovão. Na hora em que a voz de Lydon entrou, eu definitivamente queria destruir meu passado e criar algo novo para mim. Essa sempre foi a influência que eles tiveram em mim e na minha música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80

A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Green Day: Seus 15 melhores clipes em ordem de grandeza
A canção punk que Billie Joe Armstrong queria ter escrito; "a guitarra é surreal"


