O dia que William Bonner defendeu Renato Russo na cobertura de sua morte na Globo
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de dezembro de 2023
No dia 11 de outubro de 1996, um clima de luto pairava sobre a redação do Jornal Nacional. Lilian Witte Fibe e William Bonner chegaram cientes de que a edição daquele dia seria diferente.
Legião Urbana - Mais Novidades
A notícia da morte de Renato Russo, ícone do rock brasileiro e líder da Legião Urbana, exigiria uma abordagem especial. As decisões tomadas naquela redação, como descritas no livro "Renato Russo: O Trovador Solitário," escrito pelo jornalista Arthur Dapieve, revelam o cuidado e a sensibilidade por trás da cobertura.
A decisão de dedicar metade do tempo do telejornal à vida e à morte de Renato Russo já estava consolidada horas antes, tendo sido tomada pelo editor-chefe Mario Marona, com a aprovação do diretor de Jornalismo da emissora, Evandro Carlos de Andrade. Uma decisão que ecoaria por quase dois anos, quando Frank Sinatra receberia uma deferência semelhante.
Marona, um gaúcho baixinho e enérgico, liderou a pesquisa de imagens nos arquivos para ilustrar a trajetória de Renato e da Legião Urbana. Na reunião das 14h, além de Marona, Lilian e Bonner, estavam presentes mais 20 pessoas. Ninguém na sala tinha dúvidas sobre a importância de Renato Russo, mas Lilian, cuja geração não era ligada ao rock, não associava imediatamente o nome à obra.
A apresentadora, porém, não demorou a perceber a relevância do momento. À medida que algumas pessoas citavam títulos de músicas da Legião, Lilian descobriu que conhecia mais da banda do que imaginava.
Para reforçar o elo emocional com Russo, Bonner, de forma descontraída, ofereceu-se para recitar todos os 159 versos de "Faroeste Caboclo" - uma demonstração de proximidade com a obra que tocava gerações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Travis Barker revela sintoma que escondeu do médico para sair do hospital após 30 cirurgias
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster

O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
30 anos sem Renato Russo - por que a voz da Legião Urbana continua falando ao Brasil
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?


