O dia que William Bonner defendeu Renato Russo na cobertura de sua morte na Globo
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de dezembro de 2023
No dia 11 de outubro de 1996, um clima de luto pairava sobre a redação do Jornal Nacional. Lilian Witte Fibe e William Bonner chegaram cientes de que a edição daquele dia seria diferente.
Legião Urbana - Mais Novidades
A notícia da morte de Renato Russo, ícone do rock brasileiro e líder da Legião Urbana, exigiria uma abordagem especial. As decisões tomadas naquela redação, como descritas no livro "Renato Russo: O Trovador Solitário," escrito pelo jornalista Arthur Dapieve, revelam o cuidado e a sensibilidade por trás da cobertura.
A decisão de dedicar metade do tempo do telejornal à vida e à morte de Renato Russo já estava consolidada horas antes, tendo sido tomada pelo editor-chefe Mario Marona, com a aprovação do diretor de Jornalismo da emissora, Evandro Carlos de Andrade. Uma decisão que ecoaria por quase dois anos, quando Frank Sinatra receberia uma deferência semelhante.
Marona, um gaúcho baixinho e enérgico, liderou a pesquisa de imagens nos arquivos para ilustrar a trajetória de Renato e da Legião Urbana. Na reunião das 14h, além de Marona, Lilian e Bonner, estavam presentes mais 20 pessoas. Ninguém na sala tinha dúvidas sobre a importância de Renato Russo, mas Lilian, cuja geração não era ligada ao rock, não associava imediatamente o nome à obra.
A apresentadora, porém, não demorou a perceber a relevância do momento. À medida que algumas pessoas citavam títulos de músicas da Legião, Lilian descobriu que conhecia mais da banda do que imaginava.
Para reforçar o elo emocional com Russo, Bonner, de forma descontraída, ofereceu-se para recitar todos os 159 versos de "Faroeste Caboclo" - uma demonstração de proximidade com a obra que tocava gerações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


