A verdadeira banda pioneira do rock brasileiro dos anos 1980, que não foi a Blitz
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2024
Em entrevista no canal Manual do Homem Moderno, o youtuber Julio Ettore, especialista em rock nacional, comentou sobre como as bandas dos anos 1980 no Brasil revolucionaram o estilo – começando pela Gang 90 e as Absurdettes e a Blitz.
"Nos anos 80, os jovens estavam experimentando uma maior liberdade e buscavam músicas e bandas que refletissem essa verdadeira liberdade. Por volta de 1982, a Blitz conseguiu decolar nas rádios, ao contrário de outras tentativas, como a safra do final dos anos 70, que não foram reconhecidas pelos jovens como uma ruptura cultural.
Essas bandas não foram percebidas como um grito contra a geração anterior; pelo contrário, buscavam pertencer a essa geração. Várias bandas estavam se formando, mas faltava um catalisador para romper as barreiras. A primeira banda a fazer isso não foi a Blitz, mas sim uma chamada Gang 90 e as Absurdetes. O vocalista, Júlio Barroso, tinha uma visão revolucionária, mas infelizmente faleceu em 1984, recebendo pouca atenção.
Júlio Barroso trouxe a ideia da new wave dos Estados Unidos para o Brasil, influenciado por sua experiência em Nova Iorque. Com a formação da Gang 90 e as Absurdetes, eles lançaram o hit nacional ‘Perdidos na Selva’, uma música que lembrava ‘Psycho Killer’ e marcou a entrada da new wave no Brasil.
A Gang 90, no entanto, não conseguiu manter a consistência, ao contrário da Blitz, que surgiu no Rio de Janeiro um ano depois com a mesma proposta. A Blitz conseguiu estabelecer-se de maneira consistente, destacando-se por sua coesão como banda. Enquanto a Gang 90 era mais desorganizada e experimental, a Blitz levava a música de forma mais séria, contribuindo para seu sucesso duradouro".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
O melhor disco do Foo Fighters, de acordo com a Classic Rock
A atitude de Eric Clapton que Neil Young não gostou e escreveu música a respeito
A verdadeira banda pioneira do rock brasileiro dos anos 1980, que não foi a Blitz
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional


