A verdadeira banda pioneira do rock brasileiro dos anos 1980, que não foi a Blitz
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2024
Em entrevista no canal Manual do Homem Moderno, o youtuber Julio Ettore, especialista em rock nacional, comentou sobre como as bandas dos anos 1980 no Brasil revolucionaram o estilo – começando pela Gang 90 e as Absurdettes e a Blitz.
"Nos anos 80, os jovens estavam experimentando uma maior liberdade e buscavam músicas e bandas que refletissem essa verdadeira liberdade. Por volta de 1982, a Blitz conseguiu decolar nas rádios, ao contrário de outras tentativas, como a safra do final dos anos 70, que não foram reconhecidas pelos jovens como uma ruptura cultural.
Essas bandas não foram percebidas como um grito contra a geração anterior; pelo contrário, buscavam pertencer a essa geração. Várias bandas estavam se formando, mas faltava um catalisador para romper as barreiras. A primeira banda a fazer isso não foi a Blitz, mas sim uma chamada Gang 90 e as Absurdetes. O vocalista, Júlio Barroso, tinha uma visão revolucionária, mas infelizmente faleceu em 1984, recebendo pouca atenção.
Júlio Barroso trouxe a ideia da new wave dos Estados Unidos para o Brasil, influenciado por sua experiência em Nova Iorque. Com a formação da Gang 90 e as Absurdetes, eles lançaram o hit nacional ‘Perdidos na Selva’, uma música que lembrava ‘Psycho Killer’ e marcou a entrada da new wave no Brasil.
A Gang 90, no entanto, não conseguiu manter a consistência, ao contrário da Blitz, que surgiu no Rio de Janeiro um ano depois com a mesma proposta. A Blitz conseguiu estabelecer-se de maneira consistente, destacando-se por sua coesão como banda. Enquanto a Gang 90 era mais desorganizada e experimental, a Blitz levava a música de forma mais séria, contribuindo para seu sucesso duradouro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps