Líder do Therion afirma que banda fará uma pausa e que mudanças acontecerão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2024
O músico sueco Christofer Johnsson, guitarrista e líder da veterana banda Therion, postou um longo texto em seu perfil do Facebook. Christofer fez uma longa reflexão sobre o que aconteceu com a sua banda nos últimos anos, em texto intitulado "O que o futuro reserva para o Therion?".
Therion - Mais Novidades
"Então, os álbuns ‘Leviathan’ foram lançados e fizemos o melhor que pudemos para dar aos fãs o que eles queriam. Muitos de vocês gostaram de todos esses discos e esperamos que aqueles que não gostaram tenham encontrado pelo menos um ‘Leviathan’ que fosse para eles. Ou, se não, que pelo menos possam reunir um ‘Best of Leviathan I - III’ que sirva para vocês. A única coisa que não podemos fazer é devolver sua juventude e recriar aquela sensação especial que se tem quando se está nessa idade descobrindo novas músicas.
Dado o sucesso comercial dos dois primeiros álbuns e o fato de que a máfia da reclamação na Internet não foi tão sensacional quanto de costume, é preciso dizer que a trilogia foi uma missão completa.
Os fãs da América Latina também estavam pedindo um show com orquestra há 15 anos, depois de termos feito isso na Europa. Então, finalmente, eu cedi (depois de receber toneladas de dinheiro, é claro). O resultado foi um show em uma arena esgotada, com mais de 11.000 ingressos e uma orquestra e um coral que fizeram um trabalho muito melhor do que na Europa. Essa missão foi totalmente cumprida!", escreveu Christofer.
Banda fará uma pausa e Christofer vai se concentrar em outros projetos
Na sequência do texto, Christofer afirmou que o Therion ficará parado por um tempo. Enquanto o grupo estiver inativo, ele vai trabalhar em outros projetos. O guitarrista também disse que acontecerão mudanças e que ele se concentra em outros projetos, que incluem músicos do Therion.
"E agora? Bem, ainda temos uma turnê mundial em 2024 para promover a trilogia na Europa/China e uma turnê para promover o ‘Leviathan III’ na América Latina em nossa lista de afazeres antes que o futuro comece a entrar em ação.
E o que o futuro nos reserva depois disso?
Bem, haverá algumas mudanças. Quando se trata de gravações, não tenho certeza absoluta de como será o próximo álbum do Therion. Só sei que haverá muitos outros álbuns do Therion por vir.
O que sei com certeza é que, depois de completar três álbuns complexos do Therion em três anos, agora preciso de uma pausa criativa da banda por um tempo e farei não um, mas dois novos álbuns com meu projeto paralelo Luciferian Light Orchestra, que soa como os anos 70, em seguida. O fato é que esses dois álbuns não estão apenas totalmente escritos, mas também parcialmente gravados (toda a bateria, baixo e guitarras). Eles só precisam dos teclados e dos vocais antes que eu possa mixá-los e lançá-los. Além de algumas diferenças musicais em relação ao álbum de estreia, eu também diria que uma diferença é que o LLO agora é um projeto paralelo do Therion, e não mais um projeto pessoal meu. Dessa vez, tudo foi gravado pelo Therion e por membros relacionados ao Therion. E Thomas [Vikström, vocalista] se juntou a nós para compor as músicas.
Também quero fazer um álbum de heavy metal dos anos 80 que soe clássico. Sinto que devo isso ao Chris de 11 anos que sonhava em tocar metal em 1983 - sem seus sonhos eu não estaria aqui. Basta tocar uma guitarra e os riffs de heavy metal dos anos 80 começam a fluir.
Sempre houve muito Heavy Metal oculto no Therion (e sempre haverá), mas agora é hora de deixar as coisas puras e, junto com Thomas, já escrevi um álbum de Heavy Metal dos anos 80 que mostrará às crianças de hoje como se faz. Além disso, para esse álbum, já gravamos bateria, baixo e guitarras. E sim, também é um projeto paralelo oficial do Therion. Não há necessidade de atravessar o rio para buscar água."
Mudanças nas turnês
Em outro trecho de seu longo texto, Christofer citou que vai escolher com cuidado os lugares onde o Therion se apresentará no futuro. Os Estados Unidos da América, por exemplo, foram praticamente "riscados" do mapa da banda.
"Temos a questão da turnê. E aqui haverá algumas mudanças. Eu ainda adoro estar no palco e nunca me aposentaria totalmente das turnês, desde que tenha saúde e ainda possa me apresentar bem. Com certeza, [passarei] mais 20 anos tocando ao vivo. MAS, comecei a ficar cansado de todo o resto da turnê, além de estar no palco. Toda a viagem, toda a espera... Portanto, vamos elevar um pouco o nível e começar a escolher um pouco mais os shows. Isso significa que os lugares que atraem menos pessoas, que pagam menos ou têm as regras mais desfavoráveis para os artistas se apresentarem serão excluídos após as próximas turnês. Isso significa, é claro, que antes era altamente improvável que voltássemos a fazer uma turnê nos Estados Unidos, mas agora é praticamente certo que nunca mais tocaremos lá. E, na Europa, isso significa que também estaremos reduzindo bastante o número de shows no futuro. Nenhum show no Reino Unido e apenas um show na França na próxima turnê é um indicador, mas eu também diria que sem a França no caminho, talvez não valha a pena ter 4 dias de viagem para descer e voltar para a Espanha e Portugal. Também pode ser que não façamos uma turnê pelos Bálcãs com a mesma intensidade de antes. Em 2018, fizemos impressionantes 57 shows na Europa. Desta vez, faremos 30. Eu esperaria talvez de 15 a 20 na próxima vez.
Então, o que estou dizendo é que você não pode considerar a banda como garantida na Europa no futuro (a menos que você more na Polônia ou na Holanda, possivelmente). Para alguns lugares essa turnê será um show de despedida, para outros pode significar que não voltaremos por muito tempo.
Eu já recusei ofertas de três festivais muito famosos na Europa para este verão e só faremos um festival na Europa este ano. Espero que façamos um ou dois festivais por ano nos próximos verões também. Sempre tocaremos na Europa, mas não podemos mais ser considerados garantidos em todos os países de lá."
No fim de seu comunicado, o líder do Therion falou sobre a América Latina, porém, não citou o Brasil.
"Para a América Latina e o resto do mundo, espero que seja como sempre foi. Em alguns países sempre tocamos, em outros tocamos ocasionalmente quando a oferta é boa o suficiente. Em outras palavras, se você mora no México, não precisa se preocupar (talvez até façamos mais shows lá do que da última vez), e Chile e Colômbia podem ter certeza de que sempre estaremos por aqui também. O restante dependerá das ofertas e das condições gerais."
O texto (e os comentários) podem ser vistos na postagem original.
O trabalho mais recente do Therion é "Leviathan III", lançado em dezembro de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Sepultura anuncia último show na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Therion lança videocipe de "Ayahuasca", gravado na Floresta Amazônica com xamã
Therion anuncia álbum e vídeo ao vivo com orquestra
Cinco músicas do ABBA que ganharam ótimas versões pesadas
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas


