Christofer Johnsson, do Therion, revela momento em que criou o termo "metal sinfônico"
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de novembro de 2022
A banda Therion é apontada por muitos como os criadores do metal sinfônico, subgênero que alia o peso das guitarras com orquestrações. Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Christofer Johnson, guitarrista e líder, comentou sobre o momento em que o termo foi criado.
"Quando começamos não havia nenhuma outra banda se chamando assim. Havia várias bandas proto-sinfônicas contribuindo para o gênero e outras bandas como Rage e Waltari estavam experimentando com orquestra e outras coisas no mesmo período em um disco ou dois, mas até onde eu sei, ninguém usou o termo "metal sinfônico" antes de Theli. Lembro-me de dar entrevistas naquela época e me perguntarem como chamávamos nossa música. Lembro-me de não ter pensado muito sobre isso e ter respondido algo como ‘não tenho certeza... algum tipo de metal sinfônico’. Então, pelo menos fui eu que estabeleci esse termo e o Therion foi a primeira banda que fez tudo nesse estilo em tempo integral", comentou.
Em outro trecho, Christofer comentou um pouco sobre as inspirações por trás do novo álbum "Leviathan II", lançado pela Nuclear Blast.
"É a segunda parte de uma trilogia. Decidimos tentar dar aos fãs o que eles querem e escrever um ’álbum de sucessos’, mas tivemos tanta inspiração que escrevemos material suficiente para 3 álbuns. As músicas são divididas para que cada uma delas tenha um estilo diferente. O primeiro era muito vocal e um pouco mais bombástico, ‘Leviathan II’ é um pouco mais sombrio e melancólico. Ambos são muito orientados para o hit. O terceiro será mais centrado em deixar os fãs obstinados felizes e terá músicas que são menos batidas e mais aventureiras, um pouco mais progressivas", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps