A megacantora de 400 milhões de cópias sobre quem Sepultura fez comentários pouco elogiosos
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2024
A edição de 1994 do Hollywood Rock aconteceu no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e contou com bandas como Skank, Poison, Robert Plant, Titãs, Sepultura e Aerosmith. Mas como será que as atrações nacionais se sentiram em relação ao line-up escolhido?
No livro "Sepultura – Os Primórdios", lançado pela Estética Torta, é explicado como o Sepultura quase ficou de fora do festival e as críticas que a banda fez direcionada a Whitney Houston, que participou do evento. Vale lembrar que Houston é considerada por muitos como a maior cantora da história e, segundo o Wikipédia, já vendeu mais de 400 milhões de cópias. O livro está com 20% de desconto com o cupom WHIPLASH20.
"Assim que souberam da ausência do Sepultura, chegaram cartas de protesto no escritório da organização. Em menos de duas semanas, mais de cem fãs enfurecidos se manifestaram. O passo seguinte foi um abaixo-assinado. O fã-clube iniciou a campanha 'Eu quero ver o Sepultura no Hollywood Rock'. Foram mais de sete mil assinaturas.
Chegaram a falar em boicote ao cigarro Hollywood. A Souza Cruz - organizadora do festival, não teve alternativa senão voltar atrás e convidar o Sepultura. Os brasileiros foram escalados para o segundo dia. A inclusão do Sepultura fez dobrar a venda de ingressos, que era o menos procurado e se tornou o mais cheio do festival. A escolha das bandas estrangeiras, aliás, mereceu comentários pouco elogiosos de Iggor: 'Não dá para entender o que essa Whitney Houston está fazendo num festival de rock. Deve ser algum filho de alguém da produção que gosta dela, porque é muito, mas muito ruim".

Histórias do Hollywood Rock
A Legião Urbana, durante seu auge nas décadas de 80 e 90, recusou um convite para se apresentar no Hollywood Rock, evidenciando sua postura intransigente na preservação de sua integridade artística. O episódio, destacado por Rafael Borges, ex-empresário da banda, no livro "Renato Russo – O Trovador Solitário" de Arthur Dapieve, revela a firme decisão da Legião Urbana em priorizar seu próprio projeto artístico.
Segundo Rafael, a recusa não foi motivada por preocupações em associar a imagem da banda a uma marca de cigarro, mas sim pela determinação em manter o compromisso da banda com sua visão de preservação de sua obra a longo prazo. Mesmo diante de propostas vantajosas, como a oportunidade de encerrar uma noite sem ser uma abertura para atrações internacionais e receber tratamento técnico equivalente ao oferecido a artistas estrangeiros, a banda exercia cautela antes de aceitar qualquer compromisso.
Rafael enfatizou que a recusa não estava ligada à associação do Hollywood Rock a uma marca de cigarros, mas sim ao fato de considerarem o festival como um produto comercial robusto. O empresário esclareceu que a Legião Urbana não queria se submeter a projetos que não fossem os seus próprios, buscando preservar sua autonomia criativa e distanciar-se de eventos que pudessem comprometer sua identidade artística em favor de interesses comerciais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Integrantes do Moonspell são presenteados com camisas da Portuguesa de Desportos
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater


Sepultura toca nova música, "The Place", durante show na Austrália
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
Sepultura encerrará sua longa relação com o Rock in Rio neste ano
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
"Roots": Max Cavalera não concorda com a opinião geral da galera sobre o álbum
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja


