Por que Legião Urbana se recusou a tocar no Hollywood Rock? Empresário esclarece
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de dezembro de 2023
No auge do sucesso nos anos 80 e 90, a Legião Urbana recusou um convite para se apresentar no festival Hollywood Rock. O episódio revela a postura intransigente da banda em preservar sua integridade artística, como destacado por seu empresário da época, Rafael Borges, em uma passagem do livro "Renato Russo – O Trovador Solitário" de Arthur Dapieve.
Legião Urbana - Mais Novidades
O empresário Rafael, responsável por gerenciar os interesses da Legião Urbana, revelou que a recusa em participar do Hollywood Rock não era motivada por questões de alinhar a imagem da banda com uma marca de cigarro, mas sim por uma decisão sobre o compromisso da banda com seu próprio projeto artístico.
Segundo Rafael, a Legião Urbana não estava disposta a se submeter a projetos que não estivessem alinhados com sua visão de preservação da obra em longo prazo. Mesmo diante de propostas vantajosas, como fechar uma noite sem servir de escada para atrações internacionais e garantir tratamento técnico igual ao oferecido aos artistas estrangeiros, a banda ponderava cuidadosamente antes de aceitar qualquer compromisso.
A explicação de Rafael foi enfática ao mencionar que a recusa não se dava pelo fato de Hollywood Rock ser associado a uma marca de cigarros, mas sim pelo festival ser considerado um produto comercial forte. "Nós não queríamos estar a serviço de um projeto que não fosse o nosso próprio", esclareceu o empresário. A Legião Urbana buscava manter sua autonomia criativa e afastar-se de eventos que pudessem comprometer sua identidade artística em prol de interesses comerciais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O clássico de Bonnie Tyler regravado por duas lendas do heavy metal
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
Iron Maiden não iria ao Hall of Fame mesmo se estivesse disponível, diz Steve Harris
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos

A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Rogério Skylab critica Renato Russo, Cazuza, Lobão, e todo o pessoal do BRock
Renato Russo tinha com Cazuza o mesmo receio que Cássia Eller tinha com Renato


