Por que Legião Urbana se recusou a tocar no Hollywood Rock? Empresário esclarece
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de dezembro de 2023
No auge do sucesso nos anos 80 e 90, a Legião Urbana recusou um convite para se apresentar no festival Hollywood Rock. O episódio revela a postura intransigente da banda em preservar sua integridade artística, como destacado por seu empresário da época, Rafael Borges, em uma passagem do livro "Renato Russo – O Trovador Solitário" de Arthur Dapieve.
Legião Urbana - Mais Novidades
O empresário Rafael, responsável por gerenciar os interesses da Legião Urbana, revelou que a recusa em participar do Hollywood Rock não era motivada por questões de alinhar a imagem da banda com uma marca de cigarro, mas sim por uma decisão sobre o compromisso da banda com seu próprio projeto artístico.
Segundo Rafael, a Legião Urbana não estava disposta a se submeter a projetos que não estivessem alinhados com sua visão de preservação da obra em longo prazo. Mesmo diante de propostas vantajosas, como fechar uma noite sem servir de escada para atrações internacionais e garantir tratamento técnico igual ao oferecido aos artistas estrangeiros, a banda ponderava cuidadosamente antes de aceitar qualquer compromisso.
A explicação de Rafael foi enfática ao mencionar que a recusa não se dava pelo fato de Hollywood Rock ser associado a uma marca de cigarros, mas sim pelo festival ser considerado um produto comercial forte. "Nós não queríamos estar a serviço de um projeto que não fosse o nosso próprio", esclareceu o empresário. A Legião Urbana buscava manter sua autonomia criativa e afastar-se de eventos que pudessem comprometer sua identidade artística em prol de interesses comerciais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


