A música obscura do Pink Floyd que para Nick Mason é precursora do Punk
Por Bruce William
Postado em 03 de janeiro de 2024
Pink Floyd e Punk parecem ser duas coisas que não combinam entre si, de forma alguma. Aparentemente o que criou esta situação de tensão entre ambos - ou ao menos impulsionou - foi a famosa camiseta com os dizeres: "I hate Pink Floyd" ("Eu odeio o Pink Floyd), que foi propagandeada pelo Sex Pistols, como um dos símbolos de rebeldia e ruptura em relação aos valores vigentes da época.
O tempo passou, muita coisa mudou, hoje em dia o distanciamento histórico permite que a gente faça outras análises, embora exista quem poderia ter sido "afetado" mas parece não ter dado bola para aquilo tudo: "Os Sex Pistols estavam apenas tentando fazer barulho... aquilo era tão visivelmente forçado. Sabe, eles eram empresariados por um cara [Malcolm McLaren] que tinha uma loja que vendia roupas idiotas! Aí um deles morreu [Sid Vicious, em 1979], então ficou sendo aquela coisa icônica, que permanece viva. Quando alguém morre, sempre é uma coisa boa — menos para quem morreu, e seus pais; e para [sua namorada] Nancy [Spungen] também… mas para todos os outros, é uma maravilha!", disse Roger Waters demonstrando, literalmente o seu desprezo pelos Sex Pistols.
Já o baterista Nick Mason tem uma visão um pouco mais condescendente, a ponto de ter admitido que existe algum tipo de influência do movimento Punk sobre o álbum de 1977 do Pink Floyd, o "Animals": "Creio que, qualquer que tenha sido a influência que o punk trouxe para o 'Animals', ou a música da época, foi mais subliminar do que óbvia" (...) "Era mais algo interessante por ter sido um retorno o tipo de rock n roll feito por adolescentes e com um público próprio", disse o baterista, deixando claro que aquela coisa da camiseta era uma abominação.
Mas o próprio Nick Mason acha que há uma canção do Pink Floyd que, de certa forma, antecedeu o Punk, conforme apontou a Far Out: "Uma música maravilhosa. Parece relativamente simples, mas na verdade é um pouco mais complicada e quase Punk. São meio que quatro batidas de caixa por compasso, o que é uma forma muito Punk de tocar bateria" disse o baterista sobre "Vegetable Man", que pode ser conferida no player abaixo.
"Vegetable Man" foi escrita por Syd Barrett e gravada pelo Pink Floyd em 1967, e chegou a ser considerada para o álbum "A Saucerful of Secrets" de 1968, mas acabou ficando engavetada durante décadas, embora fosse uma canção bastante conhecida pelos fãs graças aos bootlegs. Ela só foi lançada oficialmente em 2016, quando a banda soltou no mercado o box set "The Early Years 1965-1972".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps