Você sabia que o Mötley Crüe tirou o riff de "Kickstart My Heart" de uma música do Sweet?
Por André Garcia
Postado em 29 de fevereiro de 2024
O Mötley Crüe foi uma das maiores e mais bem sucedidas bandas de hard rock nos anos 80 com álbuns como "Too Fast for Love" (1981), "Shout at the Devil" (1983) e "Girls, Girls, Girls" (1987). Como se não bastasse, eles ainda fecharam a década com chave de ouro com "Dr. Feelgood": seu álbum mais vendido com 6 milhões de discos vendidos só nos Estados Unidos. Nele estão alguns dos maiores hits do quarteto, entre eles "Kickstart My Heart", marcada por seu riff de guitarra e pela levada de bateria que embala os versos.
É clara a semelhança entre "Kickstart My Heart" e "Hell Raiser" do Sweet — uma das maiores influências do Mötley Crüe —, originalmente lançada em 1973, chegou à 2ª colocação nas paradas de sucesso do Reino Unido. À Entertainment Weekly Nikki Sixx em 2015 comentou a composição da faixa, mas não mencionou o Sweet.
Segundo a publicação, tudo começou com Sixx em casa tocando violão e rabiscando ideias num pedaço de papel. O então empresário da banda leu e achou interessante. "Ele disse 'Isso é muito legal', relembrou o baixista. 'Eu disse 'Sim', mas deixei passar. Aí ele disse 'Você deveria mostrar para os caras da banda'. Eu respondi: 'Não sei, é só uma musiquinha meio power-pop e punk rock'."
Nikki acabou eventualmente mostrando sua ideia a seus colegas e a música surgiu rapidamente. "Isso só mostra que, às vezes, um artista não consegue enxergar a ilha estando nela", concluiu ele.
Na minha opinião, "Kickstart My Heart" não foi uma cópia de "Hell Raiser", mas um aprimoramento, e que ficou ainda melhor com o toque Mötley Crüe. Ouça abaixo ambas as versões e tire suas próprias conclusões:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps