A estratégia usada por Sammy Hagar para que o grunge não atropelasse o Van Halen nos anos 90
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2024
A história do rock sempre foi uma longa sucessão de tendências e estilos. Algumas transições foram marcantes, como a da era do progressivo para o punk, nos anos 70. A transição mais abrupta foi possivelmente a explosão do grunge em 1991: uma oposição aos excessos e superficialidade do hair metal. Quase que da noite para o dia transformou bandas como Poison, Mötley Crüe e Winger de astros em coisas do passado.
Sammy Hagar, que na época era vocalista do Van Halen, desde o começo identificou o potencial da cena de Seattle e que ela atropelaria os remanescentes do hard rock da década anterior. Em entrevista da época da pandemia para o podcast The Jenny McCarthy Show, transcrita pela Rock Celebrities, o Red Rocker contou:
"Estou em uma posição totalmente confortável agora, mas quando eu estava no Van Halen, nos anos 90, quando o grunge surgiu, foi assustador. Eu olhava para aqueles caras... e a gente era tipo glam rock: todos produzidos, nos vestíamos como garotas e coisas assim. Tipo Mötley Crüe, Poison e esses caras. Era mais divertido me vestir daquele jeito do que como me visto hoje em dia, sem dúvidas."
"Quando o grunge surgiu, eles eram sombrios, sujos e descolados. Eles me deixaram nervoso. Eu pensava 'Esses caras vão nos desrespeitar', sabe? Pensava que iam olhar para nós e dizer 'É, sua palhaçada acabou, amigo'. Só que isso não aconteceu. Eu estava tão inseguro que convidei o Alice In Chains, com seu primeiro álbum e seu primeiro single [...] para abrir para o Van Halen. Eles fizeram a turnê inteira com a gente. Sou muito amigo de Jerry Cantrell desde aquela época."
A estratégia de Hagar foi adotar o lema: se não pode contra eles, una-se a eles.
"Eu estava muito inseguro. Eu disse 'Bora botar eles no nosso show, assim os fãs deles vão nos achar legais'. Fui movido pelo medo. Não pelo medo no sentido negativo, mas pelo nervosismo. Eles mandaram bem, os negócios foram bons. E eu ganhei um amigo com aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps