A estratégia usada por Sammy Hagar para que o grunge não atropelasse o Van Halen nos anos 90
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2024
A história do rock sempre foi uma longa sucessão de tendências e estilos. Algumas transições foram marcantes, como a da era do progressivo para o punk, nos anos 70. A transição mais abrupta foi possivelmente a explosão do grunge em 1991: uma oposição aos excessos e superficialidade do hair metal. Quase que da noite para o dia transformou bandas como Poison, Mötley Crüe e Winger de astros em coisas do passado.
Van Halen - Mais Novidades
Sammy Hagar, que na época era vocalista do Van Halen, desde o começo identificou o potencial da cena de Seattle e que ela atropelaria os remanescentes do hard rock da década anterior. Em entrevista da época da pandemia para o podcast The Jenny McCarthy Show, transcrita pela Rock Celebrities, o Red Rocker contou:
"Estou em uma posição totalmente confortável agora, mas quando eu estava no Van Halen, nos anos 90, quando o grunge surgiu, foi assustador. Eu olhava para aqueles caras... e a gente era tipo glam rock: todos produzidos, nos vestíamos como garotas e coisas assim. Tipo Mötley Crüe, Poison e esses caras. Era mais divertido me vestir daquele jeito do que como me visto hoje em dia, sem dúvidas."
"Quando o grunge surgiu, eles eram sombrios, sujos e descolados. Eles me deixaram nervoso. Eu pensava 'Esses caras vão nos desrespeitar', sabe? Pensava que iam olhar para nós e dizer 'É, sua palhaçada acabou, amigo'. Só que isso não aconteceu. Eu estava tão inseguro que convidei o Alice In Chains, com seu primeiro álbum e seu primeiro single [...] para abrir para o Van Halen. Eles fizeram a turnê inteira com a gente. Sou muito amigo de Jerry Cantrell desde aquela época."
A estratégia de Hagar foi adotar o lema: se não pode contra eles, una-se a eles.
"Eu estava muito inseguro. Eu disse 'Bora botar eles no nosso show, assim os fãs deles vão nos achar legais'. Fui movido pelo medo. Não pelo medo no sentido negativo, mas pelo nervosismo. Eles mandaram bem, os negócios foram bons. E eu ganhei um amigo com aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Cheetah Chrome, guitarrista do Dead Boys, morre aos 71 anos
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley

A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Metal Hammer: 10 discos horríveis lançados por grandes bandas na década de 1990
A música que Eddie Van Halen achava "impossível" de tocar; "Juro que tentei muito"


