Após 50 anos, Paul McCartney recupera seu baixo "violino" original dos tempos de Beatles
Por André Garcia
Postado em 16 de fevereiro de 2024
Há no mundo da música muitos baixos icônicos cujo peso histórico fala por si só: o baixo machado de Gene Simmons; o baixo em forma de estrela de Bootsy Collins; a Rickenbacker de braço duplo de Geddy Lee; o Fender que Paul Simonon despedaçou na capa de "London Calling" (1980), do The Clash...
A lista é extensa, mas mesmo assim muitos concordam que o baixo mais valioso de todos é o Hoffman em forma de violino utilizado por Paul McCartney desde os primórdios de seus tempos de Beatles. A relação é tão profunda e tão remota que você olha para um e vê o outro.
O que muitos não sabem é que o baixo original — aquele que Paul McCartney usou durando toda sua trajetória nos Beatles — foi roubado em uma van em 1972. Desde então, ele tem tocado em réplicas e tentado, em vão, tentar reaver o verdadeiro: comprado por ele em Hamburgo, na Alemanha, em 1961.
Ano passado, Paul decidiu, mover seus pauzinhos em um último esforço para tentar encontrar e recuperar sua excalibur: o Lost Bass Project. O projeto foi a mobilização de uma busca sem precedentes descrita por Scott Jones do Telegraph e da Rolling Stone como "a mais emocionante que já encontrei".
Conforme publicado pela Bass Player, a busca deu resultados que deixariam Sherlock Holmes e a Scotland Yard vitoriana orgulhosos: desde setembro o lendário baixo não só foi encontrado como já retornou às mãos de seu dono! Em seu site oficial o Lost Bass Project explicou.
"Recebemos a informação de que ele havia sido roubado da traseira de uma van na noite de 10 de outubro de 1972, na área de Notting Hill, em Londres. Essa foi a descoberta de que precisávamos. Como resultado de mais publicidade, alguém que morava em uma casa geminada na costa sul da Inglaterra lembrou-se de um baixo antigo que estava em seu sótão. Eles logo perceberam o que tinham. Em poucos dias, ele estava de volta com Paul McCartney! "
"O baixo Höfner 500/1 de 1961 de Paul, que foi roubado em 1972, foi devolvido", anunciou o site oficial de McCartney. "O instrumento foi autenticado pela Höfner e Paul está incrivelmente grato a todos os envolvidos."
Quanto ao estado de conservação, o historiador Nick Wass contou a Chris Dekker, editor da revista De Bassist.
"Considero que pode ser facilmente consertado — já vi guitarras e baixos em condições muito piores. A laca tem algumas rachaduras porque foi deixada em um loft onde faz frio no inverno e esquenta no verão, mas isso não importa. Os captadores não funcionam (as bobinas precisam ser substituídas), e a junta do braço está quebrada. Há muito tempo, eles tentaram encordoar o baixo para destros com cordas muito pesadas e, no processo, danificaram a porca, mas dá para consertar sem problemas."
"Paul queria que o baixo fosse consertado logo para que ele pudesse tocá-lo. Ele não queria que o baixo fosse usado como um instrumento para destros; ele queria que fosse restaurado como saiu da fábrica em 1961, como está agora. Ele me telefonou quando o recebeu de volta, o que é bem incomum. Ele estava feliz como uma criança."
Segundo o perfil The Fab 5 postou nas redes sociais, o que aconteceu foi o seguinte: "[O baixo foi] roubado em outubro de 1972. O ladrão o vendeu para Ronald Guest: proprietário do pub Admiral Blake em Ladbroke Grove, Londres. Depois de muitas décadas na família, ele foi finalmente encontrado em um sótão familiar e devolvido a Paul em setembro de 2023 por Cathy Guest e seu filho Rauidhri. Rauidhri Guest herdou o baixo de seu pai (filho de Ronald), que faleceu em janeiro de 2022. O baixo estava guardado em seu sótão em Hastings, Inglaterra, há muitas décadas. Ele havia sido adaptado para destros, e a família não sabia a quem ele havia pertencido durante todos esses anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps