Coverdale escreveu trechos de letra de clássico do Deep Purple para agradar Blackmore
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2024
A lendária banda inglesa Deep Purple lançou muitas canções que se tornaram clássicos imortais do Rock And Roll e do Heavy Metal. É o caso da magnífica "Burn", faixa que dá nome ao oitavo disco de estúdio do grupo, lançado há exatos 50 anos, no dia 15 de fevereiro de 1974.
Um dos grandes hits da carreira do Deep Purple, "Burn" mostra os dotes vocais de Glenn Hughes (baixo/vocal) e David Coverdale (vocal), dois músicos que estavam fazendo suas estreias no Purple.
Coverdale, que no final dos anos 70 fundou o Whitesnake, contou que escreveu trechos da letra de "Burn" para agradar o fundador do Purple, o sempre simpático e carismático guitarrista Ritchie Blackmore.
"Escrevi cerca de meia dúzia de letras para essa música - eu estava muito interessado! A letra final de ‘Burn’ - e também a letra da música ‘Stormbringer’ para o próximo álbum, por curiosidade - surgiu porque eu estava tentando agradar Ritchie [Blackmore], eu acho. Essas letras não são as coisas que eu normalmente escreveria; eu as considerava poemas de ficção científica", relatou Coverdale, em matéria publicada no site da revista Classic Rock.
Segundo o baixista Glenn Hughes, o riff inicial de "Burn" poderia ter sido plagiado de uma canção lançada décadas antes.
"Blackmore criou esse riff de Rock clássico, mas há muita conversa sobre ele ter sido extraído de algo que foi escrito nos anos quarenta. ‘Fascinating Rhythm’ [de George Gershwin], não é? Acho que pode ter sido tirado de lá. Todo artista pega emprestado de outros artistas, mas esse é um exemplo clássico de como Ritchie pode ter pego algo dos anos quarenta ou cinquenta", comentou o baixista/vocalista.
"Burn" (o álbum) foi gravado por David Coverdale (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Glenn Hughes (baixo/vocal), Ian Paice (bateria) e Jon Lord (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps