Jeff Beck não se juntou aos Rolling Stones para preservar a sua reputação
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2024
A lendária banda inglesa Rolling Stones, uma das maiores "autoridades" da história do Rock, passou por um período complicado em 1974, quando o guitarrista Mick Taylor decidiu deixar o grupo. Conforme mostra matéria publicada pela Classic Rock, Mick (que teria se tornado usuário de heroína enquanto integrou os Stones) precisava dar um tempo.
"Estava trabalhando o tempo todo. Eu estava completamente acostumado a estar no estúdio ou na estrada. Se não era com os Stones, era com outra pessoa. Eu só precisava de uma pausa", relatou Taylor, durante uma entrevista concedida à Classic Rock em 2020.
Peter Frampton, Steve Marriott e Rory Gallagher foram alguns dos guitarristas cogitados para o posto que foi ocupado por Taylor entre 1969 e 1874. Outro monstro das seis cordas que poderia ter feito parte da banda é o grande Jeff Beck, falecido em janeiro de 2023. Porém, Beck achou melhor descartar a oportunidade.
Em 1975, Jeff explicou à revista International Musician & Recording World por quais razões recusou a chance de tocar na lendária banda liderada por Mick Jagger e Keith Richards.
"Recebi um telefonema de Keith Richards e ele agiu como se me conhecesse há vinte anos. Ele me pediu para vir tocar e eu pensei que isso significava apenas matar um fim de semana. Então pensei: ‘Bem, seria bom passar alguns dias em Rotterdam’. Fui até lá e descobri que eles queriam que eu entrasse para a banda.
Eu não pude acreditar. Quer dizer, o dinheiro era tentador, eu poderia ter feito uma fortuna e nunca mais ter que trabalhar, mas estaria meio morto e minha reputação teria sido destruída. Acho que as coisas funcionaram melhor assim... eu realmente não poderia estar mais feliz", declarou Beck, que em 2012, falou ao Ultimate Classic Rock sobre o que poderia acontecer caso ele se juntasse aos Stones.
"Algumas pessoas podem achar difícil acreditar que você abandonaria a vaga nos Stones, mas Keith e eu não teríamos lançado um álbum sem um socar a cara do outro."
O próprio guitarista Keith Richards afirmou, em entrevista à Guitar Player, que Beck não era o cara certo para sua banda.
"Ele era um solista ao máximo. Ele era muito individualista. Isso não teria funcionado com os Stones de forma alguma. Somos todos a favor do trabalho em equipe. Mas não me entenda mal, ele era um excelente músico. Nas raras vezes em que nos reunimos, eu sempre me impressionava com as coisas que ele fazia com sua barra de tremolo. Ele era um dos melhores, cara, e sentiremos sua falta."
No fim das contas, os Stones recrutaram Ronnie Wood, que continua no grupo até os dias atuais e gravou "Hackney Diamonds", disco mais recente do lendário grupo, lançado em outubro de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps