A música do Slayer que fala sobre um dos personagens mais bizarros e macabros do Século XX
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2024
Ao longo de sua respeitável carreira, que se encerrou de forma precoce em 2019, a banda de Thrash Metal Slayer escreveu músicas extremamente rápidas, agressivas e ofensivas. É o caso da aterrorizante "Dead Skin Mask", faixa de "Seasons In The Abyss", quinto disco de estúdio do grupo fundado por Kerry King e Jeff Hanneman, lançado em outubro de 1990.
A clássica "Dead Skin Mask" é uma das músicas mais intrigantes e assustadoras do Slayer. E depois de ler esta nota, você vai entender o porquê.
Quem gravou "Dead Skin Mask"?
"Dead Skin Mask" foi gravada pela formação clássica do Slayer, que contava com Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria). Hanneman, principal compositor do Slayer, escreveu a música, enquanto Araya foi o responsável pela letra.
Sobre quem fala "Dead Skin Mask"?
A letra de "Dead Skin Mask" fala sobre Edward Theodore Gein, um dos personagens mais bizarros e macabros do Século XX. Nascido em 1906, Ed Gein se tornou uma pessoa conhecida por razões nada nobres: nos anos 1950, foi condenado pelo homicídio de duas pessoas e por roubar lápides.
Os assassinatos e os roubos de lápides não são os únicos fatores que tornaram Ed famoso mundo afora. O "estranho" cidadão levava para sua casa o que furtava em cemitérios e mantinha uma mórbida coleção. Além de colecionar ossos, crânios e órgãos humanos de pessoas falecidas, Ed utilizava pele humana para fazer máscaras (daí vem o título "Dead Skin Mask", que significa "Máscara de pele morta").
A macabra rotina de Ed foi interrompida em novembro de 1957, quando ele foi preso. Ao entrar na casa onde ele morava, as autoridades encontraram uma lista que vai embrulhar seu estômago e pode ser lida aqui.
Considerado mentalmente incapaz, Gein passou o resto de seus dias internado em uma instituição psiquiátrica e morreu em 26 de julho de 1984, aos 77 anos de idade. Curiosamente, ele nasceu e morreu em Wisconsin, mesmo estado natal de Jeffrey Dahmer, serial killer tema de "213", outra música do Slayer.
A música de "Seasons In The Abyss" que Jeff Hanneman mais gostava
O falecido Jeff Hanneman, guitarrista e fundador do Slayer, afirmou, em matéria publicada pela Revolver Magazine, que "Dead Skin Mask" é a faixa de "Seasons In The Abyss" que ele mais gostava.
"Para mim, ‘Seasons’ é apenas uma extensão de ‘South Of Heaven’ [disco lançado em 1988]. Ainda estávamos com esse estado de espírito depois de ‘South’. ‘Dead Skin Mask’ é definitivamente minha música favorita desse álbum – o riff é simplesmente assustador.
Quem faz a voz de uma criança no final da música?
Os últimos segundos de "Dead Skin Mask" apresentam a voz desesperada de uma criança, que estaria tentando fugir das garras de Gein. Segundo Tom Araya, um amigo foi responsável pela voz perturbadora.
"Um amigo nosso chamado Matt Polish veio fazer aquela voz de fundo em ‘Dead Skin Mask’. Eu pedi para ele fingir que era uma criança que não queria mais brincar, que queria ir para casa. E então aumentamos a voz dele para que parecesse uma criança. Era para ser o garotinho de Ed Gein [dizendo]: ‘Eu quero ir agora!’. Ficou muito bom", relatou Araya, na mesma nota da Revolver acima mencionada.
De onde Tom Araya tirou a ideia de escrever sobre Ed Gein?
Vocalista e baixista do Slayer por quase 40 anos, Tom Araya gostava de ler sobre assassinos em série, como ele contou à Metal Hammer.
"É simplesmente fascinante para mim como as pessoas podem fazer essas coisas umas com as outras. Certa vez, meu irmão mais novo, Johnny, estava lendo um livro sobre Albert Fish [assassino em massa da década de 1930] e disse: ‘Cara, você deveria ler isso, é muito interessante’, então peguei emprestado dele e li. Fiquei pensando: ‘Uau!’ Depois, em outra ocasião, eu estava em uma livraria e me deparei com um livro chamado ‘Deviant: The Shocking True Story Of Ed Gein’ - e acho que era a primeira edição do livro, pois continha todas aquelas fotos horríveis do que Gein havia feito com suas vítimas, que foram omitidas nas edições posteriores. Eu o li e achei muito interessante. Depois, quando comecei a me aprofundar no assunto, nossos fãs começaram a me dar livros e dizer: ‘Você deveria ler isso!’, o que foi muito legal da parte deles.
Um livro, que achei um verdadeiro paralelo ao livro sobre Jeffrey Dahmer, foi o livro sobre Dennis Nilsen. É muito estranho como suas histórias são paralelas. Esse foi o livro que inspirou a música ‘213’ [faixa de ‘Divine Intervention’, disco lançado em 1994], e quando Dahmer chegou ao noticiário, pensei: ‘Tenho muito material para trabalhar aqui!’", afirmou Araya, que considera suas letras poéticas.
"Nos jornais, sempre procuro ver se houve alguma tragédia, para ver se alguém foi atropelado ou assassinado. Leio esses artigos e começo a ter uma ideia [para uma música]... Também leio muita poesia. Muitas pessoas veem minha poesia como um monte de merda, mas eu a vejo como poesia", confessou o frontman, como mostra matéria publicada pela Kerrang.
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Dead Skin Mask", é hora de curtir esse grande som!
Música: "Dead Skin Mask"
Banda: Slayer
Álbum: "Seasons In The Abyss"
Data de lançamento: 9 de outubro de 1990
Gravada por: Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria)
Letra
How I've waited for you to come
I've been here all alone
Now that you've arrived
Please stay a while
And I promise I won't keep you long
I'll keep you forever
Graze the skin with my fingertips
The brush of dead cold flesh appease the means
Provoking images, delicate features, so smooth
A pleasant fragrance in the light of the Moon
[Refrão]
Dance with the dead in my dreams
Listen to their hallowed screams
The dead have taken my soul
Temptation's lost all control
Simple smiles elude psychotic eyes
Lose all mind control, rationale declines
Empty eyes enslave the creations
Of placid faces and lifeless pageants
In the depths of a mind insane
Fantasy and reality are the same
Graze the skin with my finger tips
The brush of dead warm flesh pacifies the means
Incised members, ornaments on my being
Adulating the skin before me
Simple smiles elude psychotic eyes
Lose all mind control, rationale declines
Empty eyes enslave the creations
Of placid faces and lifeless pageants
[Refrão e fala da criança]
Dance with the dead in my dreams (hello?)
Listen to their hollowed screams (Mr. Gein?)
The dead have taken my soul (Let me outta here, Mr. Gein)
Temptation's lost all control (I don't wanna play anymore, Mr. Gein)
Dance with the dead in my dreams (Mr. Gein, this isn't fun anymore)
Listen to their hollowed screams (I don't wanna play anymore, Mr. Gein)
The dead have taken my soul (I want out of here, Mr. Gein!)
Temptation's lost all control (Let me out, let me out!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps