A picaretagem que fez banda tomar lugar de Queen como 1º ocidental a tocar na China
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de abril de 2024
Em 1985, o Queen era uma das maiores bandas não só de rock como do mundo todo. Do outro lado do planeta, a China sofria nas mãos do Partido Comunista e eram super fechados em relação ao que vinha de fora do país.
Foi então que começou uma corrida curiosa para ver quem seria o primeiro artista ocidental a pisar em solo chinês. No podcast B3+1, o produtor musical João Marcelo Bôscoli comentou essa história.
Segundo ele, o empresário Simon Napier-Bell, da dupla pop Wham!, de George Michael, fez uma maracutaia para que eles se tornassem os primeiros a viajar para a China e não o Queen, como poderia ter acontecido.
"Estava tendo a abertura da cortina de ferro da China e a ideia era levar o Queen. Era a maior banda e queriam isso. Só que aí o empresário do Wham! começou a plantar que o pessoal do Queen era completamente drogado e maluco. Tinha a disputa para ver quem seria o primeiro ocidental a se apresentar lá.
O empresário disse que o Freddie Mercury era um devasso. Ele passou a imagem que o George Michael era da soul music, usava roupas da Adidas e tal, meio esportivo. Vendeu os caras como geração saudável, que seria bom para os comunistas. Não deu outro. Foi a primeira banda a tocar lá".
Em reportagem da BBC, é explicado mais sobre esse curioso episódio. "A proposta do empresário deu certo: depois de 18 meses de negociações, o governo chinês deu o sinal verde para o Wham! tocar em Pequim e em Guangzhou (ou Cantão), no sul da China, em abril de 1985. Muitos ingressos foram dados às autoridades do governo chinês. Antes do Wham! se apresentar no país, muitos tipos de música eram proibidos na China".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps