O que significa a expressão "Idos de Março", que batiza o clássico do Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de abril de 2024
A música "The Ides of March" foi lançada no álbum "Killers" do Iron Maiden e embora não seja das mais famosas dessa primeira fase da banda é lembrada com carinho pelos fãs da Donzela de Ferro mundo afora. Mas o que significa essa expressão "Idos de março" que batiza a canção?
No livro "Killers – Um clássico do Iron Maiden", publicado pela Estética Torta, o autor explica que tudo surgiu na Roma antiga. A publicação está com desconto de 20% no site oficial da editora utilizando o cupom WHIPLASH20.
"Nos tempos modernos, a expressão ‘idos de março’ é mais conhecida como a data em que Júlio César foi assassinado em 44 aC., por esfaqueamento em uma reunião do Senado. Sessenta conspiradores, liderados por Brutus e Cassius, estavam envolvidos. De acordo com Plutarco, um vidente havia previsto que César sofreria um atentado até os idos de março.
Em seu caminho para o Teatro de Pompeia, onde seria assassinado, César passou pelo vidente e brincou: ‘Os idos de março já chegaram’, dando a entender que a profecia não havia sido cumprida, ao que o vidente respondeu: ‘Sim, César, mas ainda não terminaram’. Este encontro se tornou famoso pela peça ‘Júlio César’, de William Shakespeare, quando César é avisado pela vidente para ‘ter cuidado com os idos de março’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps