Discos do Black Sabbath gravados por Tony Martin chegam às plataformas digitais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de maio de 2024
Foi lançado nesta sexta-feira (31 de maio) o box "Anno Domini 1989-1995", que contém quatro trabalhos da lendária banda de Heavy Metal Black Sabbath gravados pelo vocalista Tony Martin. "Anno Domini 1989-1995" foi lançado em CP, LP e nas plataformas digitais.
O box inclui versões remasterizadas de "Headless Cross" (1989), "Tyr" (1990) e "Cross Purposes" (1994), além de uma nova versão de "Forbidden" (1995) que o guitarrista Tony Iommi remixou especialmente para a coleção.
Black Sabbath - Mais Novidades
Veja abaixo um release do histórico box, publicado no site da Rhino Records.
"A história do Black Sabbath com os vocalistas Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio foi amplamente relatada ao longo dos anos em várias coletâneas. Até agora, nenhum box se concentrou no período do Black Sabbath com Tony Martin, o segundo vocalista mais antigo da banda.
Vários álbuns fazem sua estreia em vinil na versão em LP de ‘Anno Domini’, enquanto a versão em CD contém três faixas bônus exclusivas: o lado B ‘Cloak & Dagger’ e ‘What's The Use’ e ‘Loser Gets It All’. O conjunto é acompanhado de um livreto com fotos, arte e notas de Hugh Gilmour. A coleção também contém um pôster do ‘Headless Cross’ e uma réplica do livro do show da ‘Headless Cross Tour’.
‘Anno Domini’ retoma a história do Black Sabbath em 1989, duas décadas e várias mudanças na formação da banda, que foi pioneira em sua carreira como criadora do metal. Naquela época, o grupo havia se solidificado em torno do mestre de riffs e membro fundador Tony Iommi, do lendário baterista Cozy Powell (Jeff Beck, Rainbow, Whitesnake), do cantor Tony Martin e do colaborador de longa data do Black Sabbath e tecladista Geoff Nicholls (Quartz, Bandy Legs).
O grupo lançou originalmente ‘Headless Cross’ em 1989 pela I.R.S. Records, o primeiro dos quatro álbuns que o Sabbath gravou para a gravadora. Elogiado por fãs e críticos, o 14º lançamento de estúdio da banda produziu três singles: ‘Devil And Daughter’, ‘Call Of The Wild’ e a faixa-título. O baixista Neil Murray (Whitesnake, Gary Moore) juntou-se à ‘Headless Cross Tour’ e ficou para gravar o próximo álbum do Sabbath, ‘Tyr’, de 1990. Batizado com o nome do deus nórdico da guerra, o álbum explora temas mitológicos semelhantes em músicas como ‘The Battle Of Tyr’ e ‘Valhalla’. Em ‘The Sabbath Stones’, a banda canaliza o fogo e o enxofre do Antigo Testamento em um clássico contundente.
Em 1992, após uma turnê mundial bem-sucedida, essa encarnação do Black Sabbath foi suspensa quando a banda se reuniu temporariamente com Ronnie James Dio. Dois anos depois, Martin e Nicholls voltaram ao estúdio com Iommi para gravar ‘Cross Purposes’, de 1994. A banda foi completada com a adição do baixista fundador do Sabbath, Geezer Butler, e do baterista Bobby Rondinelli, do Rainbow.
A formação do Black Sabbath da era ‘Tyr’ se reuniu em 1995, quando Powell e Murray voltaram para gravar ‘Forbidden’. Esse foi o 18º álbum de estúdio da banda e o último por quase 20 anos. ‘Forbidden’ foi produzido por Ernie C do Body Count, a banda liderada pelo rapper/ator/fã do Sabbath, Ice-T, que aparece na música ‘Illusion Of Power’. Desde o seu lançamento, melhorar sonoramente o álbum tem sido um dos projetos favoritos de Iommi.
‘Eu nunca estava satisfeito com o som da guitarra e Cozy definitivamente nunca estava satisfeito com o som da bateria... Então, achei que seria bom fazer isso por ele, de certa forma’, afirmou o guitarrista Tony Iommi. Ele acrescenta: ‘Eu senti que, sem mudar nenhuma das músicas, havia uma oportunidade de voltar, trazer alguns dos sons e torná-los mais parecidos com o que as pessoas esperam que o Sabbath soe’".
Para ouvir os discos do novo box do Black Sabbath via Spotify, acesse os players abaixo.
"Headless Cross"
Data de lançamento: 17 de abril de 1989
Gravado por: Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Laurence Cottle (baixo/músico convidado), Cozy Powell (bateria) e Geoff Nicholls (teclado)
"Tyr"
Data de lançamento: 20 de agosto de 1990
Gravado por: Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Neil Murray (baixo), Cozy Powell (bateria) e Geoff Nicholls (teclado)
"Cross Purposes"
Data de lançamento: 31 de janeiro de 1994
Gravado por: Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Bobby Rondinelli (bateria) e Geoff Nicholls (teclado)
"Forbidden"
Data de lançamento: 20 de junho de 1995
Gravado por: Tony Martin (vocal), Tony Iommi (guitarra), Neil Murray (baixo), Cozy Powell (bateria) e Geoff Nicholls (teclado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"

Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força


