Nirvana: saiba mais sobre a última música da banda
Por Helton Grunge
Fonte: Rockstage Brasil e Canal NB
Postado em 22 de maio de 2024
Você sabe qual é a última música da banda? Lembrando que aqui não estamos falando da última música lançada, mas sim a última música composta pela banda (no caso por seu líder, Kurt Cobain). Quem pensou em You Know You're Right certamente teve um bom palpite, mas ainda está errado, ela foi a última faixa a ser gravada pela banda, porém não a última a ser composta. A música sobre a qual estamos falando é "Do Re Mi".
Nirvana - Mais Novidades
O Canal NB, canal do Youtube que fala sobre música, foi bem a fundo na análise da música e chegou a conclusões bem intrigantes sobre o que Kurt poderia estar dizendo ali. Assim como "You Know You're Right", a faixa "Do Re Mi" também fala muito sobre seu relacionamento com uma pessoa: Courtney Love.
A relação de Kurt Cobain e Courtney Love não era das melhores e é muito fácil para qualquer um saber disto. Courtney tem um estilo bem controlador de ser e, não à toa, os membros do Nirvana que ainda estão vivos demoraram um bom tempo para fazer as pazes com ela após a morte do líder da banda. Por mais que Kurt a amasse muito, é fácil notar em algumas letras que havia algo complicado ali em seu relacionamento. A letra de Do Re Mi também é uma delas e uma análise profunda feita dela conseguiu deixar isto bem claro. A faixa foi lançada no disco Sliver - The Bast of the Box (2005).
Gabriel Pugliani, apresentador e editor do Canal NB no Youtube, fez uma pesquisa detalhada e juntou várias peças de um quebra-cabeças extenso para poder entender melhor sobre o que Kurt poderia estar dizendo na canção. A conclusão foi simplesmente intrigante.
Para começar, o nome original da faixa não é "Do Re Mi" e sim "Dough, Ray and Me". Segundo Courtney Love em uma entrevista, Kurt havia mudado depois o nome para "Me and My IV" (todos os detalhes você encontra no vídeo do Canal NB).
Para acompanhar o vídeo feito por Gabriel Pugliani e postado no Canal NB, basta clicar abaixo. Aproveite e inscreva-se no canal!
Muitas músicas do Nirvana tratam sobre a vida de Kurt Cobain e de como ele enxergava o mundo ao seu redor. "Do Re Mi" é apenas mais um desabafo em forma de música. Em Bleach (1989), por exemplo, há várias referências sobre como Kurt enxergava o mundo retrógrado de pessoas que viviam em uma pequena cidade chamada Aberdeen, localizada no estado de Washington, cidade onde o músico cresceu. O líder do Nirvana não aceitava como a cidade se portava com as mulheres, com os gays e com pessoas em geral que não se encaixavam em um certo padrão.
Já em "Nevermind" (1991), a maioria das letras têm a ver com Tobi Vail, baterista da banda Bikini Kill e garota com quem Cobain teve um relacionamento intenso, porém breve. Muitas das faixas tratam da saudade que ele sentia dela e da admiração que ele tinha por ela ser uma mulher decidida e ter muita atitude.
Já no álbum "In Utero" (1993), as faixas já têm mais ligação com Courtney Love e Frances Cobain e de como ambas mudaram a forma do músico enxergar a vida. Muitas letras foram retiradas dos diários de Kurt e das cartas que ele trocava com Courtney antes de eles se casarem.
Outras faixas como "Where Did You Sleep Last Night" (que tem o nome original de "In The Pines") podem dizer muito bem sobre o que Kurt estava vivendo em seus últimos dias. Esta música não é de Kurt Cobain e nem do Nirvana, é de um músico chamado Leadbelly de quem Kurt era muito fã. Mesmo não sendo uma música do Nirvana, Kurt decidiu encerrar o "Nirvana MTV Unplugged in New York" (1994) com esta faixa e se recusou a tocar um bis por entender que nada superaria a performance da banda nesta música. Ele provavelmente estava certo.
A letra da música de Leadbelly tem muito a ver com os conflitos vividos pelo casal na época. Assim como as letras de "You Know You’re Right" e "Do Re Mi", duas das últimas composições de Kurt Cobain e que certamente têm forte ligação com o que ele viveu em seus últimos meses e dias de vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Viúva de Jeff Hanneman critica quem associa Slayer ao nazismo: "nunca promoveu o ódio"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo


A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Quando uma polêmica música do Nirvana fez um presidente destruir o CD de sua filha
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
O motivo por trás do ódio que Kurt Cobain sentia pelo fenomenal Phil Collins do Genesis
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990


