Nirvana: saiba mais sobre a última música da banda
Por Helton Grunge
Fonte: Rockstage Brasil e Canal NB
Postado em 22 de maio de 2024
Você sabe qual é a última música da banda? Lembrando que aqui não estamos falando da última música lançada, mas sim a última música composta pela banda (no caso por seu líder, Kurt Cobain). Quem pensou em You Know You're Right certamente teve um bom palpite, mas ainda está errado, ela foi a última faixa a ser gravada pela banda, porém não a última a ser composta. A música sobre a qual estamos falando é "Do Re Mi".
Nirvana - Mais Novidades
O Canal NB, canal do Youtube que fala sobre música, foi bem a fundo na análise da música e chegou a conclusões bem intrigantes sobre o que Kurt poderia estar dizendo ali. Assim como "You Know You're Right", a faixa "Do Re Mi" também fala muito sobre seu relacionamento com uma pessoa: Courtney Love.
A relação de Kurt Cobain e Courtney Love não era das melhores e é muito fácil para qualquer um saber disto. Courtney tem um estilo bem controlador de ser e, não à toa, os membros do Nirvana que ainda estão vivos demoraram um bom tempo para fazer as pazes com ela após a morte do líder da banda. Por mais que Kurt a amasse muito, é fácil notar em algumas letras que havia algo complicado ali em seu relacionamento. A letra de Do Re Mi também é uma delas e uma análise profunda feita dela conseguiu deixar isto bem claro. A faixa foi lançada no disco Sliver - The Bast of the Box (2005).
Gabriel Pugliani, apresentador e editor do Canal NB no Youtube, fez uma pesquisa detalhada e juntou várias peças de um quebra-cabeças extenso para poder entender melhor sobre o que Kurt poderia estar dizendo na canção. A conclusão foi simplesmente intrigante.
Para começar, o nome original da faixa não é "Do Re Mi" e sim "Dough, Ray and Me". Segundo Courtney Love em uma entrevista, Kurt havia mudado depois o nome para "Me and My IV" (todos os detalhes você encontra no vídeo do Canal NB).
Para acompanhar o vídeo feito por Gabriel Pugliani e postado no Canal NB, basta clicar abaixo. Aproveite e inscreva-se no canal!
Muitas músicas do Nirvana tratam sobre a vida de Kurt Cobain e de como ele enxergava o mundo ao seu redor. "Do Re Mi" é apenas mais um desabafo em forma de música. Em Bleach (1989), por exemplo, há várias referências sobre como Kurt enxergava o mundo retrógrado de pessoas que viviam em uma pequena cidade chamada Aberdeen, localizada no estado de Washington, cidade onde o músico cresceu. O líder do Nirvana não aceitava como a cidade se portava com as mulheres, com os gays e com pessoas em geral que não se encaixavam em um certo padrão.
Já em "Nevermind" (1991), a maioria das letras têm a ver com Tobi Vail, baterista da banda Bikini Kill e garota com quem Cobain teve um relacionamento intenso, porém breve. Muitas das faixas tratam da saudade que ele sentia dela e da admiração que ele tinha por ela ser uma mulher decidida e ter muita atitude.
Já no álbum "In Utero" (1993), as faixas já têm mais ligação com Courtney Love e Frances Cobain e de como ambas mudaram a forma do músico enxergar a vida. Muitas letras foram retiradas dos diários de Kurt e das cartas que ele trocava com Courtney antes de eles se casarem.
Outras faixas como "Where Did You Sleep Last Night" (que tem o nome original de "In The Pines") podem dizer muito bem sobre o que Kurt estava vivendo em seus últimos dias. Esta música não é de Kurt Cobain e nem do Nirvana, é de um músico chamado Leadbelly de quem Kurt era muito fã. Mesmo não sendo uma música do Nirvana, Kurt decidiu encerrar o "Nirvana MTV Unplugged in New York" (1994) com esta faixa e se recusou a tocar um bis por entender que nada superaria a performance da banda nesta música. Ele provavelmente estava certo.
A letra da música de Leadbelly tem muito a ver com os conflitos vividos pelo casal na época. Assim como as letras de "You Know You’re Right" e "Do Re Mi", duas das últimas composições de Kurt Cobain e que certamente têm forte ligação com o que ele viveu em seus últimos meses e dias de vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


Nirvana: a música que formou a banda
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana


