A diferença do fãs dos EUA do Capital Inicial e do Ratos de Porão, segundo Yves Passarell
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de maio de 2024
Não é raro que bandas brasileiras desejem e realizem o sonho de tocar no exterior. No caso do Capital Inicial e do Ratos de Porão, esse objetivo já foi alcançado, mas o perfil do público que acompanha cada banda em países como Estados Unidos é bem diferente.
Capital Inicial - Mais Novidades
No caso do Ratos de Porão de João Gordo, sua banda já foi projetada para o exterior desde cedo e o sucesso por lá hoje é fruto de inúmeras turnês que a banda realizou ao longo dos anos 1990 e 2000 projetando o nome lá fora.
Já o Capital Inicial, do guitarrista Yves Passarell e do vocalista Dinho Ouro Preto, possui um apelo muito mais forte com os fãs do Brasil. Em entrevista ao Panelaço, Yves explicou que isso faz com que a banda toque lá fora para fãs brasileiros que vivem por lá, ao contrário dos Ratos.
"Vamos tocar no exterior agora em julho. Geralmente, tocamos para um público brasileiro que mora lá há muito tempo. Nesse caso, focamos o show nas músicas mais clássicas da banda, que o povo já conhece. Colocamos só uma ou outra dos discos mais novos. No caso do Ratos de Porão, vocês tocam para gringos mesmo, né? Acho legal. Tocamos várias vezes. Geralmente nos EUA onde tem mais brasileiro é Boston, Nova York e Miami".
O Capital Inicial nos últimos anos
Nos últimos anos, o Capital Inicial tem mantido uma presença constante na cena. Em maio de 2018, lançaram o single "Não Me Olhe Assim", antecipando o álbum "Sonora". A partir de junho do mesmo ano, iniciaram uma nova turnê, começando pelo Rio de Janeiro.
Em 30 de março de 2022, gravaram o sexto álbum ao vivo e o sexto DVD da carreira, "Capital Inicial 4.0", em comemoração aos 40 anos de trajetória. O show foi realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com participações especiais de artistas como Ana Gabriela, Carlinhos Brown, Pitty, Samuel Rosa e Vitor Kley.
No final de 2023, encerraram o ano com uma apresentação no evento Prime Rock Brasil em Curitiba, juntamente com outras bandas de destaque como Jota Quest, Titãs e Blitz.
A formação atual da banda permanece consistente ao longo dos anos, com Dinho Ouro Preto nos vocais, violão e guitarra desde 1982 (com uma breve pausa entre 1993 e 1998), Fê Lemos na bateria desde o início da carreira, Flávio Lemos no baixo desde 1982 e Yves Passarell na guitarra, violão e vocais de apoio desde 2002.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify


