Casas de show em Porto Alegre esperam água baixar para estimar danos, uma perdeu tudo
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de maio de 2024
As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul causaram mais de cem mortes e afetaram mais de um milhão de pessoas em 85% do estado. Até a água baixar é impossível estimar todo o dano causado, mas casas de show na capital gaúcha já mostram o impacto na cultura do estado. Porto Alegre, além de ter shows adiados e cancelados, pode perder importantes espaços de shows.
A GZH conversou com proprietários das principais casas de show e deu um panorama do prejuízo.
Bar Opinião
Uma das principais casas de show do Brasil, há quatro décadas recebe nomes nacionais e internacionais dos mais diversos gêneros. Inicialmente funcionou como ponto de coleta de doações, porém precisou ser fechado na tarde da segunda-feira, 6 de maio, após ordem de evacuação do bairro Cidade Baixa por risco de alagamento.
Segundo Cláudio Fávero, sócio-proprietário da Opinião Produtora, ainda não foi possível entrar na casa para verificar o interior, porém a Rua José do Patrocínio, onde a casa está localizada, foi inundada.
Como anunciamos anteriormente, o show do Krisiun, que seria realizado no dia 4 de maio no Bar Opinião, foi adiado para o dia 20 de julho.
Pepsi On Stage
Também administrado pela Opinião Produtora, fica situado em frente ao Aeroporto Salgado Filho, e a localidade foi uma das mais atingidas pela enchente. A casa chegou a servir de abrigo, recebendo cerca de 400 pessoas, porém com o risco de inundação, na sexta-feira, 3 de maio, todos os desabrigados foram realocados.
Segundo Cláudio Fávero, o nível da água chegou perto de dois metros, tomando conta do interior do Pepsi On Stage.
Auditório Araújo Vianna
Na quinta-feira, 2 de maio, o local teve registro de inundação, decorrente da grande chuva, e não da cheia do Guaíba. Apesar de não ter sido atingido pela enchente, permanece fechado e com eventos adiados devido à situação de calamidade pública.
Gravador Pub
A situação da casa, administrada por Gabriel e Cristina Salomão, é preocupante. O bar já havia passado por momentos difíceis com a pandemia, e com a enchente foi inundado, com a água atingindo 1,7m em seu interior. Segundo Gabriel, o bar inteiro foi perdido, e será preciso reconstruir, com reforma, mobiliário e equipamento.
Para a cena local é uma perda irreparável. O Gravador Pub receberia no dia 19 de maio o show da banda grega Nightfall, acompanhada dos brasileiros do Héia, enquanto no dia 14 de junho seria a vez da banda belga Enthroned, acompanhada do grupo mexicano Introtyl e dos brasileiros do Nervochaos. As duas apresentações foram canceladas.
Se você quiser e puder colaborar com a reconstrução do Gravador Pub, confira o perfil da casa no Instagram e faça um PIX para "[email protected]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps