A resposta de Kirk Hammett às críticas ao "pior solo do Metallica"
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de junho de 2024
É unanimidade que o Metallica é uma das bandas mais importantes da história do metal. O que muitos não entram em concordância é sobre a perícia técnica do guitarrista Kirk Hammett.
Enquanto muitos defendem que o músico trouxe um estilo de riffs e solos que marcou os gigantes do thrash metal, outros apontam que seus solos abusam do efeito wah-wah e não são nada elaborados.
Em entrevista recente que contou com outros assuntos também, Hammett deu sua resposta às críticas que apontam o single recente "Lux Æterna" como o trabalho mais fraco na discografia da banda no quesito solo de guitarra. Confira os principais trechos reunidos pela Karkpost.
Saúde mental
"Bem, eu mantenho um estilo de vida bastante ativo fisicamente de qualquer maneira. Quando estou em casa, estou constantemente andando ou andando de bicicleta, nadando. Não posso realmente correr ou surfar atualmente por causa de um problema no joelho. Mas espero que isso seja apenas temporário — sei que é uma fase de transição."
Vontade de novas turnês
"Indo para esta turnê, eu estava completamente pronto e em forma, o que é bastante notável, dadas as minhas responsabilidades em casa e tudo mais. Mas milagrosamente, consegui juntar tudo — sim, milagrosamente. Então, quando chegou a hora de pegar a estrada, eu estava tipo, ‘Sim, vamos fazer isso’. Estou apenas emocionado por estar aqui, trazendo nossa música para os fãs, como sempre. É ótimo ter essa sensação de Metallica sendo uma banda de trabalho, de turnê, porque às vezes sinto falta disso, sentindo que não fazemos turnê o suficiente."
Respondendo críticas
Quando o Metallica lançou "Lux Æterna", o single principal do álbum "72 Seasons", alguns críticos no YouTube criticaram o uso de Kirk Hammett do sistema Floyd Rose tremolo em seu solo. Eles até postaram suas próprias versões e rotularam o solo de Kirk como o ‘mais fraco’ da banda. Um vídeo foi intitulado "Por que todos odeiam o solo na nova música do Metallica?"
Em entrevista, Hammett abordou a crítica, defendendo sua abordagem de tocar solos que se encaixam no contexto da música: "Claro, meus amigos na rua podem tocar um solo ‘melhor’ do que ‘Lux Æterna’ — mas qual é o objetivo? Para mim, é sobre tocar o que é certo para a música, capturando o momento."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps