O motivo pelo qual Eddie Van Halen gostava mais de Eric Clapton do que de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 23 de julho de 2024
Eddie Van Halen descobriu o rock e aprendeu a tocar guitarra no final da década de 60 e, assim com quase todos os outros que fizeram o mesmo naquela mesma época, ele tinha como ídolos guitarristas britânicos como Eric Clapton e Jeff Beck.
Como naqueles tempos todo mundo era fanático por Jimi Hendrix, muitos acabam pressupondo que Eddie também fosse. Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez ele confessou: "O que me atraia no [estilo e na vibe de Clapton] era a simplicidade básica de sua abordagem, seu timbre, seu som. Ele basicamente pegou uma guitarra Gibson e plugou direto num Marshall… e só isso. O básico. O blues. [...] Basicamente, Clapton foi o único [guitarrista] que me influenciou."
Em fevereiro de 2015 Eddie participou de um evento do Museu da História Norte-Americana, nos Estados Unidos, onde deu para a jornalista Denise Quan aquela que acabou sendo uma de suas últimas entrevistas. Quando questionado quais foram os heróis musicais dele, a resposta foi:
"Meu pai [que também era músico], para começo de conversa. Sabe, a gente cresceu rodeado pela música, e ele viveu o bastante para ver a gente fazer sucesso. Já como guitarrista, meu herói era Eric Clapton, porque ele era um cara muito direto, só ligava a guitarra direto no amplificador, era muito orgânico. ele não enchia de coisa [entre ele e o som que saía de sua guitarra]. Eu curtia mais ele na época do Cream, depois meio que perdi o interesse por ele e praticamente parei de ouvir música. De tão ocupado e envolvido com meu próprio mundo [musical] que eu estava."
Em 2020 a autora e jornalista musical Kylie Olsson, que era próxima do Van Halen, confirmou a história.
"[Eddie Van Halen] me perguntou quem era meu guitarrista favorito. Eu disse: 'Bem, é Jimi Hendrix'. E ele achava que Jimi Hendrix era desleixado demais; o favorito dele era Eric Clapton."
Em entrevista para a Spinner em 2009, Eddie discorreu sobre considerar Jimi Hendrix "relaxado".
"Considero um baita de um elogio [ser comparado a Jimi Hendrix], mas, ao mesmo tempo, não sou nada parecido com ele. Digo que sou muito diferente de Hendrix porque eu crio coisas, já ele usava tantos efeitos e tal... eu era completamente o oposto: eu queria que a guitarra fizesse as coisas, mas ninguém construía a guitarra que eu queria. Hendrix não fazia assim. Ele era um músico incrível, sim, mas se você já ouviu algum bootleg ao vivo dele, até algumas paradas do Woodstock, [dava para ver que] era difícil para ele até manter a guitarra afinada."
Em outra entrevista, essa de 1981 para a Guitar World, ele fez críticas semelhantes a Jimmy Page.
"Jimmy Page é um excelente produtor. 'Led Zeppelin' e 'Led Zeppelin II' são clássicos. Como músico em estúdio, ele é muito bom, mas eu nunca o vi tocar bem ao vivo. Ele era muito desleixado. Tocava como se tivesse uma mão quebrada e fosse um bebê de dois anos. Você lançar um bom álbum e ao vivo tocar como um bebê de dois anos... que sentido isso faz?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps