O motivo pelo qual Eddie Van Halen gostava mais de Eric Clapton do que de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 23 de julho de 2024
Eddie Van Halen descobriu o rock e aprendeu a tocar guitarra no final da década de 60 e, assim com quase todos os outros que fizeram o mesmo naquela mesma época, ele tinha como ídolos guitarristas britânicos como Eric Clapton e Jeff Beck.
Como naqueles tempos todo mundo era fanático por Jimi Hendrix, muitos acabam pressupondo que Eddie também fosse. Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez ele confessou: "O que me atraia no [estilo e na vibe de Clapton] era a simplicidade básica de sua abordagem, seu timbre, seu som. Ele basicamente pegou uma guitarra Gibson e plugou direto num Marshall… e só isso. O básico. O blues. [...] Basicamente, Clapton foi o único [guitarrista] que me influenciou."

Em fevereiro de 2015 Eddie participou de um evento do Museu da História Norte-Americana, nos Estados Unidos, onde deu para a jornalista Denise Quan aquela que acabou sendo uma de suas últimas entrevistas. Quando questionado quais foram os heróis musicais dele, a resposta foi:
"Meu pai [que também era músico], para começo de conversa. Sabe, a gente cresceu rodeado pela música, e ele viveu o bastante para ver a gente fazer sucesso. Já como guitarrista, meu herói era Eric Clapton, porque ele era um cara muito direto, só ligava a guitarra direto no amplificador, era muito orgânico. ele não enchia de coisa [entre ele e o som que saía de sua guitarra]. Eu curtia mais ele na época do Cream, depois meio que perdi o interesse por ele e praticamente parei de ouvir música. De tão ocupado e envolvido com meu próprio mundo [musical] que eu estava."
Em 2020 a autora e jornalista musical Kylie Olsson, que era próxima do Van Halen, confirmou a história.
"[Eddie Van Halen] me perguntou quem era meu guitarrista favorito. Eu disse: 'Bem, é Jimi Hendrix'. E ele achava que Jimi Hendrix era desleixado demais; o favorito dele era Eric Clapton."
Em entrevista para a Spinner em 2009, Eddie discorreu sobre considerar Jimi Hendrix "relaxado".
"Considero um baita de um elogio [ser comparado a Jimi Hendrix], mas, ao mesmo tempo, não sou nada parecido com ele. Digo que sou muito diferente de Hendrix porque eu crio coisas, já ele usava tantos efeitos e tal... eu era completamente o oposto: eu queria que a guitarra fizesse as coisas, mas ninguém construía a guitarra que eu queria. Hendrix não fazia assim. Ele era um músico incrível, sim, mas se você já ouviu algum bootleg ao vivo dele, até algumas paradas do Woodstock, [dava para ver que] era difícil para ele até manter a guitarra afinada."
Em outra entrevista, essa de 1981 para a Guitar World, ele fez críticas semelhantes a Jimmy Page.
"Jimmy Page é um excelente produtor. 'Led Zeppelin' e 'Led Zeppelin II' são clássicos. Como músico em estúdio, ele é muito bom, mas eu nunca o vi tocar bem ao vivo. Ele era muito desleixado. Tocava como se tivesse uma mão quebrada e fosse um bebê de dois anos. Você lançar um bom álbum e ao vivo tocar como um bebê de dois anos... que sentido isso faz?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu

Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
A banda pouco conhecida que merecia mais sucesso, segundo Eddie Van Halen
O guitarrista que fez Angus Young admitir que nunca se considerou grande na guitarra
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
O rockstar por quem Max Cavalera era fanático, mas não conheceu por causa da bebida


