Gravadora não queria que o Journey gravasse música "diferentona" que se tornou hit
Por Bruce William
Postado em 18 de julho de 2024
"Don't Stop Believin'" é uma das músicas mais famosas do Journey, considerada uma espécie de "assinatura" da banda. Lançada em outubro de 1981 como segundo single de seu sétimo álbum de estúdio, "Escape" (1981), a canção foi escrita por Steve Perry (vocalista), Neal Schon (guitarrista) e Jonathan Cain (tecladista).
Uma das curiosidades da música é que ela não segue a estrutura convencional típica que consiste em um ou dois versos e em seguida o refrão, pois o seu refrão icônico só aparece nos minutos finais, o que desafia as normas tradicionais de trazer para frente o que captura a atenção dos ouvintes. E sua duração, embora não seja tão longa, é maior que o formato radiofônico de cerca de três minutos, já que a canção ultrapassa os quatro minutos.
Mas Neal Schon contou para a jornalista Lyndsey Parker que a coisa não foi tão simples assim, o Journey foi pressionado pela gravadora para fazer algumas mudanças em "Don't Stop Believin'", principalmente no sentido de encurtar o tamanho da canção, mas a banda bateu o pé e, por causa disso, a canção demorou para ser lançada. A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Escrevemos do jeito que a gente a ouvia. E a gravadora, claro, naquela época, tinha caras de A&R que trabalhavam na gravadora e achavam que sabiam de tudo, que diziam: 'Vocês precisam cortar isso, nunca vai tocar no rádio'. Decidimos manter nossa posição. Apenas dissemos: 'Não. Não vamos cortar. Gostamos do jeito que soa'. Acho que por causa disso eles não investiram tanto dinheiro nessa música quanto investiriam em outras. O sucesso nas paradas nem sempre é por causa da música, há uma grande máquina gigante lá fora - há muita política e dinheiro envolvidos e todo esse tipo de coisa, para ser completamente franco e honesto sobre isso", disse.
Depois o músico observa que ele tinha um pressentimento de que a música um dia seria enorme: :"Eu sabia quando finalizamos essa música e eles estavam nos estágios finais de mixagem com Michael Stone e Kevin Nelson, e eu disse: 'Acho que essa música vai ser gigantescamente enorme'. Não sei bem porquê, apenas tive um pressentimento, e ver isso acontecer tantos anos depois e continuar a crescer e agora se tornar, tipo, a maior música do mundo, de todos os tempos, na história da música, eu fico tipo 'Oh, isso é insano'. Uma surpresa agradável, e definitivamente sou muito grato por termos dedicado o tempo e acertado na mosca".
Neal está se referindo à declaração feita em março de 2024 pela Forbes, de que "Don't Stop Believin'" é a maior música de todos os tempos nos EUA.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
O que fez o Rage cancelar a turnê no Brasil? Banda enfim explica todos os detalhes
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Por que o nome do Trivium não faz sentido, segundo ex-integrante da banda
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização

Neal Schon rebate declarações de Arnel Pineda sobre pedido de demissão
Tecladista admite ter mentido de propósito sobre reunião do Journey com Steve Perry
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
Por que Prince temia que achassem "Purple Rain" parecida com "Faithfully" do Journey?


