Gravadora não queria que o Journey gravasse música "diferentona" que se tornou hit
Por Bruce William
Postado em 18 de julho de 2024
"Don't Stop Believin'" é uma das músicas mais famosas do Journey, considerada uma espécie de "assinatura" da banda. Lançada em outubro de 1981 como segundo single de seu sétimo álbum de estúdio, "Escape" (1981), a canção foi escrita por Steve Perry (vocalista), Neal Schon (guitarrista) e Jonathan Cain (tecladista).
Uma das curiosidades da música é que ela não segue a estrutura convencional típica que consiste em um ou dois versos e em seguida o refrão, pois o seu refrão icônico só aparece nos minutos finais, o que desafia as normas tradicionais de trazer para frente o que captura a atenção dos ouvintes. E sua duração, embora não seja tão longa, é maior que o formato radiofônico de cerca de três minutos, já que a canção ultrapassa os quatro minutos.
Mas Neal Schon contou para a jornalista Lyndsey Parker que a coisa não foi tão simples assim, o Journey foi pressionado pela gravadora para fazer algumas mudanças em "Don't Stop Believin'", principalmente no sentido de encurtar o tamanho da canção, mas a banda bateu o pé e, por causa disso, a canção demorou para ser lançada. A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Escrevemos do jeito que a gente a ouvia. E a gravadora, claro, naquela época, tinha caras de A&R que trabalhavam na gravadora e achavam que sabiam de tudo, que diziam: 'Vocês precisam cortar isso, nunca vai tocar no rádio'. Decidimos manter nossa posição. Apenas dissemos: 'Não. Não vamos cortar. Gostamos do jeito que soa'. Acho que por causa disso eles não investiram tanto dinheiro nessa música quanto investiriam em outras. O sucesso nas paradas nem sempre é por causa da música, há uma grande máquina gigante lá fora - há muita política e dinheiro envolvidos e todo esse tipo de coisa, para ser completamente franco e honesto sobre isso", disse.
Depois o músico observa que ele tinha um pressentimento de que a música um dia seria enorme: :"Eu sabia quando finalizamos essa música e eles estavam nos estágios finais de mixagem com Michael Stone e Kevin Nelson, e eu disse: 'Acho que essa música vai ser gigantescamente enorme'. Não sei bem porquê, apenas tive um pressentimento, e ver isso acontecer tantos anos depois e continuar a crescer e agora se tornar, tipo, a maior música do mundo, de todos os tempos, na história da música, eu fico tipo 'Oh, isso é insano'. Uma surpresa agradável, e definitivamente sou muito grato por termos dedicado o tempo e acertado na mosca".
Neal está se referindo à declaração feita em março de 2024 pela Forbes, de que "Don't Stop Believin'" é a maior música de todos os tempos nos EUA.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps