A banda "grotesca" que "matou" os anos 60 com seu ego, segundo a lenda David Crosby
Por André Garcia
Postado em 07 de julho de 2024
Os anos 60 entraram para a história como a década do movimento hippie — culminação de um período de experimentações onde foram escancaradas as portas da percepção. Ou seja, as drogas e a psicodelia comiam soltas.
Aquela emergente cultura culminou em 1968 no caótico e desorganizado Woodstock. O festival (para o bem e para o mal) se tornou o padrão para os festivais que surgiam um atrás do outro tanto nos Estados Unidos quando na Inglaterra.
Reunir dezenas de milhares de pessoas tomando LSD no meio do nada sem água, comida, saneamento básico, segurança e uma estrutura de apoio médico era a fórmula perfeita para a tragédia.
E a tragédia aconteceu justamente quando os Rolling Stones cismaram de ter um festival para chamar de seu, o Altamont Festival. Realizado ainda em 1969, menos de seis meses após o Woodstock, foi marcado por brigas e tumultos. Para controlar 300 mil pessoas foram contratados um pequeno grupo dos truculentos Hells Angels — que distribuíram porrada até nas bandas.
A coisa escalonou ao ponto de um jovem de 18 anos ser morto com uma facada nas costas — momento capturado pelos câmeras contratados para registrar tudo em um documentário. Para muitos aquilo foi o choque de realidade que jogou no chão a utopia hippie e os anos 60 como todo.
A lenda do folk David Crosby (que se apresentou lá com o Crosby, Stills, Nash & Young) concorda com isso. Conforme publicado pela Far Out Magazine, pouco após a tragédia ele não poupou Jagger e companhia.
"Acho que o maior erro foi pegar o que era para ter sido basicamente uma festa e transformar em um jogo de egos, em uma trip de astros dos Rolling Stones — que na minha definição são uns esnobes. Para mim, eles estão em uma egotrip grotesca e negativa, principalmente os dois líderes [Mick Jagger e Keith Richards]."
David Crosby surgiu em meados dos anos 60 no The Byrds, que ficou famoso por misturar o folk de Bob Dylan com as harmonias pop dos Beatles, com ênfase na guitarra de 12 cordas ao invés do tradicional violão. Após sair da banda em 1967, ele formou o supergrupo do folk rock Crosby Stills & Nash (que em 1970 chegou ao estrelato com a entrada de Neil Young).
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