Como Bob Daisley fez letra de "Mr. Crowley" e "I Don't Know" de Ozzy, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2024
Na virada dos anos 1970 para a década seguinte, Ozzy Osbourne precisou se reinventar após ter sido demitido do Black Sabbath. Migrando para os EUA, o roqueiro decidiu montar uma nova banda e chamou Bob Daisley (baixo), Randy Rhoads (guitarra) e Lee Kerslake (bateria) para o trabalho.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em entrevista recente publicada pelo Ultimate Guitar, Daisley se recordou de como foi compor as letras de dois clássicos de "Blizzard of Ozz", primeiro álbum solo de Ozzy: "Mr. Crowley" e "I Don’t Know".
"Nós estávamos conscientes, ou talvez até subconscientes, da conexão de Ozzy com o Black Sabbath. Sabíamos que essas músicas tinham que seguir um certo estilo... Não poderíamos escrever músicas pop açucaradas ou algo do tipo. E o fato é que não tentamos escrever ou gravar nada que fosse um sucesso ou algo amigável para o rádio, só porque estava na moda na época. Nós simplesmente fizemos o que fluía naturalmente."
Daisley acrescentou: "Randy tocava de um certo jeito. Eu tocava de um certo jeito. E eu sabia que, para Ozzy, havia um certo estilo de letras que seria ideal para ele, ou que combinaria com sua imagem e de onde ele veio... Eu não queria, 'Eu te amo, baby,' ou, 'Não me deixe, baby,' e os clichês habituais."
Daisley observa que ele queria que as letras que escreveu para Ozzy "fossem pelo menos filosóficas", por isso ele se inspirava na literatura que lia. Citando um exemplo dos desafios de escrever letras para o Príncipe das Trevas, Daisley disse:
"Ozzy sugeria um título como 'Mr. Crowley', e eu pensava, 'Bem, obviamente tem que ser sobre Aleister Crowley, mas eu não quero ser pró-satanista. Então, escrevi de uma maneira que dizia, 'Crowley, o que diabos você estava pensando em agir assim?'"
Com "I Don't Know", Daisley abordou temas religiosos de maneira igualmente equilibrada, mas observa que as letras foram, na verdade, inspiradas nos dias de Ozzy no Sabbath: "'I Don't Know' veio de situações reais que Ozzy me contou. Porque ele estava em uma banda chamada Black Sabbath, pessoas ou fãs costumavam ir até eles, pensando que tinham as respostas para as coisas... Lembro-me de uma história que Ozzy me contou [sobre como] eles ouviram um tumulto no corredor do hotel. Eles saíram de seus quartos, e no final do corredor estavam todos esses fãs em túnicas e com velas pretas, fazendo algum tipo de missa."
Ele finalizou: "E [quando] todos desceram lá, [os fãs] apagaram as velas e cantaram 'Parabéns para Você' para eles. Mas esse era o tipo de coisa que Ozzy atraía por estar no Black Sabbath, sabe? Então, 'I Don't Know' foi apenas minha maneira de dizer, 'Não me pergunte, eu não sei qual é o futuro da humanidade.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento

A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Como Ozzy Osbourne inspirou Marcus King a ficar sóbrio
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath


