Como Bob Daisley fez letra de "Mr. Crowley" e "I Don't Know" de Ozzy, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2024
Na virada dos anos 1970 para a década seguinte, Ozzy Osbourne precisou se reinventar após ter sido demitido do Black Sabbath. Migrando para os EUA, o roqueiro decidiu montar uma nova banda e chamou Bob Daisley (baixo), Randy Rhoads (guitarra) e Lee Kerslake (bateria) para o trabalho.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em entrevista recente publicada pelo Ultimate Guitar, Daisley se recordou de como foi compor as letras de dois clássicos de "Blizzard of Ozz", primeiro álbum solo de Ozzy: "Mr. Crowley" e "I Don’t Know".
"Nós estávamos conscientes, ou talvez até subconscientes, da conexão de Ozzy com o Black Sabbath. Sabíamos que essas músicas tinham que seguir um certo estilo... Não poderíamos escrever músicas pop açucaradas ou algo do tipo. E o fato é que não tentamos escrever ou gravar nada que fosse um sucesso ou algo amigável para o rádio, só porque estava na moda na época. Nós simplesmente fizemos o que fluía naturalmente."
Daisley acrescentou: "Randy tocava de um certo jeito. Eu tocava de um certo jeito. E eu sabia que, para Ozzy, havia um certo estilo de letras que seria ideal para ele, ou que combinaria com sua imagem e de onde ele veio... Eu não queria, 'Eu te amo, baby,' ou, 'Não me deixe, baby,' e os clichês habituais."
Daisley observa que ele queria que as letras que escreveu para Ozzy "fossem pelo menos filosóficas", por isso ele se inspirava na literatura que lia. Citando um exemplo dos desafios de escrever letras para o Príncipe das Trevas, Daisley disse:
"Ozzy sugeria um título como 'Mr. Crowley', e eu pensava, 'Bem, obviamente tem que ser sobre Aleister Crowley, mas eu não quero ser pró-satanista. Então, escrevi de uma maneira que dizia, 'Crowley, o que diabos você estava pensando em agir assim?'"
Com "I Don't Know", Daisley abordou temas religiosos de maneira igualmente equilibrada, mas observa que as letras foram, na verdade, inspiradas nos dias de Ozzy no Sabbath: "'I Don't Know' veio de situações reais que Ozzy me contou. Porque ele estava em uma banda chamada Black Sabbath, pessoas ou fãs costumavam ir até eles, pensando que tinham as respostas para as coisas... Lembro-me de uma história que Ozzy me contou [sobre como] eles ouviram um tumulto no corredor do hotel. Eles saíram de seus quartos, e no final do corredor estavam todos esses fãs em túnicas e com velas pretas, fazendo algum tipo de missa."
Ele finalizou: "E [quando] todos desceram lá, [os fãs] apagaram as velas e cantaram 'Parabéns para Você' para eles. Mas esse era o tipo de coisa que Ozzy atraía por estar no Black Sabbath, sabe? Então, 'I Don't Know' foi apenas minha maneira de dizer, 'Não me pergunte, eu não sei qual é o futuro da humanidade.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps