O momento em que rivalidade "Metallica x Megadeth" ganhou força, segundo Lars Ulrich
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de agosto de 2024
O baterista dinamarquês Lars Ulrich e o guitarrista/vocalista californiano Dave Mustaine foram parceiros de trabalho por um curto período de tempo. Os dois músicos em questão trabalharam juntos entre 1982 e 1983, quando o Metallica estava dando os seus primeiros passos.
Metallica - Mais Novidades
O comportamento peculiar de Dave Mustaine e seus hábitos "pouco saudáveis" fizeram com que ele fosse demitido do Metallica no primeiro semestre de 1983. Enquanto cruzava os Estados Unidos dentro de um ônibus (e sem dinheiro no bolso), Mustaine decidiu que era a hora de montar sua própria banda. Assim surgiu o Megadeth, grupo que até hoje figura entre os medalhões do Thrash Metal.
A dolorosa separação deixou marcas em Mustaine, que desde sua expulsão, fala sobre o Metallica com certa frequência. Apesar do cenário complexo que foi criado após Mustaine ser demitido, Lars Ulrich afirmou que ambos se davam bem nos anos 1980, mesmo depois do rompimento.
"Quando ‘Peace Sells’ [segundo disco do Megadeth] foi lançado em 86, isso me surpreendeu. Era exatamente o que eu queria. Esse literalmente se tornou meu disco favorito por muito tempo (...). Eu sempre ia procurá-lo, bebíamos e usávamos muitas drogas. Naqueles anos, 84, 85... eu e ele superamos nossos problemas muito rapidamente naquela época", relembrou Lars, durante entrevista concedida à Revolver Magazine em 2011.
"Lembro-me que na turnê ‘…And Justice for All’, tocamos em Irvine Meadows [anfiteatro localizado em Irvine, Califórnia], Dave veio e participou dos últimos shows da turnê. Isso pode ter sido em 1989, e nós simplesmente saímos juntos. Na verdade, lembro que quando terminamos o álbum ‘…And Justice for All’ em Los Angeles, no verão de 88, fui a um apartamento e toquei [o disco] para ele às 5 da manhã. Estávamos sentados lá, tocando ‘Blackened’ e um monte de outras coisas enquanto estávamos ocupados nos mantendo acordados. Eu e Dave tínhamos uma espécie de amizade e algo legal naquela época, durante a maior parte dos anos 80", acrescentou o baterista, que também falou sobre as "idas e vindas" de sua amizade com o líder do Megadeth.
"Foi só quando as duas bandas começaram a crescer que todo esse tipo de coisa começou a acontecer na imprensa, o que era realmente diferente do que havia entre nós. Havia quase dois relacionamentos ali. A imprensa adorava toda a [rivalidade] Megadeth-Metallica. E acho que isso ganhou vida própria. E, de certa forma, pode-se dizer que o que a imprensa estava fazendo em relação a nossas bandas acabou transcendendo para o nosso relacionamento pessoal e provavelmente se tornou uma grande parte do fato de que, nos anos 90, às vezes [o relacionamento] ficava um pouco frio, entende?
Fizemos vários shows com eles em 93, no final do ciclo do ‘Black Album’, quando eles [Megadeth] tocaram conosco na Europa, e ficamos muito próximos novamente por um tempo (...). O momento em que as coisas ficaram mais frias, em que houve uma interrupção óbvia na comunicação, foi depois do lançamento de ‘Some Kind of Monster’, e toda aquela cena, sobre a qual não precisamos falar. Isso parou [com o contato entre eles] por cerca de quatro ou cinco anos, ou algo assim.
Mas, fora isso, até os anos 90, nós nos víamos aqui e ali. Saíamos juntos. Tudo ia bem. Havia apenas duas trajetórias paralelas. Havia essa grande coisa do Metallica-Megadeth na imprensa, e depois havia o Lars e o Dave andando por aí, meio que fazendo suas coisas paralelamente, o que às vezes era um pouco estranho", pontuou o veterano batera.
Os dois personagens desta nota continuam na ativa, para a felicidade de seus fãs. As duas bandas em que Lars Ulrich e Dave Mustaine tocam lançaram álbuns nos últimos anos. O Metallica lançou "72 Seasons" em abril de 2023, enquanto o Megadeth lançou "The Sick, The Dying… And The Dead!" em setembro de 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991


