A curiosa estratégia utilizada por Lars Ulrich para irritar o produtor Bob Rock
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2024
Lançado no dia 12 de agosto de 1991, "Metallica" é o quinto disco de estúdio do grupo liderado pelo guitarrista/vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. Também conhecido como "Black Album" (por conta de sua capa), o trabalho em questão vendeu dezenas de milhões de cópias e emplacou hits memoráveis, casos das colossais "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
"Black Album" foi gravado por James Hetfield, Kirk Hammett, Jason Newsted e Lars Ulrich. O quarteto contou com a preciosa ajuda de Bob Rock, o "quinto elemento" que produziu o disco mais bem-sucedido do Metallica. Curiosamente, ele não era fã do quarteto, como mostra matéria publicada pela Uncut Magazine em 2014.


"Acho que eu não tinha ideia da intensidade das personalidades envolvidas, especialmente a do James. O engraçado é que não é que eles tenham me impressionado, eu não era um fã. Eu achava que eles eram bons, mas não era como todo mundo os via. Eu realmente não dava a mínima, para ser sincero.
Então, quando eles começaram a fazer as coisas do jeito que sempre fizeram, eu simplesmente devolvi a eles. Eles ficaram bastante surpresos. Como eu não me importava, quando eles faziam coisas estúpidas, eu os chamava a atenção. O Lars chegava muito tarde e eu dizia: ‘Que idiota você é…’. Acho que as pessoas não faziam isso com eles antes", contou Bob, que foi alvo de algumas brincadeiras curiosas feitas pelos integrantes do Metallica.

"O ‘Black Album’ foi o disco mais difícil que já fizemos - simplesmente não estávamos acostumados com as pessoas nos dizendo o que fazer. Você precisa entender de onde viemos. Passamos os anos 80 fazendo nossos próprios discos. Então, percebemos que precisávamos de alguém que nos ajudasse a fazer discos melhores do ponto de vista sonoro e procuramos Bob Rock.
Passamos ótimos momentos nos conhecendo e, de repente, estávamos presos em um estúdio em Los Angeles e ele começou a chutar nossas bolas. Pensamos: ‘Quem diabos é esse cara?’. Demorou um pouco para nos acostumarmos com isso. Mas sobrevivemos ao processo e, no ano seguinte à gravação do disco, nos tornamos amigos. Nós deixávamos Bob irritado colocando fotos pornográficas em todas as paredes do estúdio, e a maioria delas era de homens. Nada deixa os americanos mais irritados do que a visão de um pênis ereto de 30 centímetros. Isso faz com que eles se esforcem muito para convencê-lo de sua heterossexualidade. Nós, europeus, nos sentimos mais à vontade com essas coisas", contou o brincalhão Lars Ulrich.

Apesar da brincadeira pouco convencional, Bob trabalhou com o Metallica nos álbuns "Load", "Reload", "Garage Inc." e "St. Anger".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps