A música profunda do Metallica que fez Bob Rock perceber que James Hetfield era especial
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2023
Bob Rock foi o ser humano responsável pela produção do disco autointitulado do Metallica, que também é conhecido como "Black Album", por conta da cor de sua capa. Lançado em agosto de 1991, o trabalho é uma das obras mais cultuadas da história da música pesada e apresenta excelentes faixas, como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Embora não seja tão famosa quanto as músicas acima citadas, "The God That Failed" é outra faixa de "Metallica" que é bem interessante. Pesada e intensa, "The God That Failed" retrata os dias difíceis que o vocalista James Hetfield viveu durante sua infância e adolescência. Os pais do cantor eram adeptos da Ciência Cristã, o que causou problemas para o jovem James.
"Nossos pais não nos levavam ao médico. Estávamos basicamente contando com o poder espiritual da religião para nos curar, nos proteger de ficarmos doentes ou feridos. Na escola, eu não podia assistir aula de saúde, aprender sobre o corpo, aprender sobre doenças e coisas assim. E, digamos, se eu tentasse entrar no time de futebol e tivesse que fazer exames para tirar um atestado médico, eu teria que ir explicar ao técnico que, sabe, nossa religião diz isso. Então, eu me senti realmente como um pária e, você sabe, as crianças riam disso.
Quando a aula de saúde começava, eu ficava no corredor, o que era basicamente uma forma de punição em outros aspectos. Todo mundo que passava olhava para mim como se eu fosse algum tipo de criminoso", relatou o frontman do Metallica, durante entrevista concedida à Metal Hammer em 2009.
No fim das contas, a mãe de James (que havia sido abandonada pelo marido) faleceu em 1980. Cynthia tinha câncer, mas não procurou ajuda médica.
"Ela não estava interessada em descobrir o que era. Vimos minha mãe definhar. Minha irmã e eu nos olhávamos e não podíamos dizer nada. Meus irmãos tinham idade suficiente para entender isso e finalmente disseram: ‘Algo está muito errado. Vamos conseguir ajuda para ela’. Mas era tarde demais. Ela morreu de câncer."
Voltando a falar sobre "The God The Failed" (em português, "O Deus que Falhou"), a música expressa a revolta de James, que perdeu sua mãe quando era adolescente. E segundo o produtor Bob Rock, foi essa canção que "quebrou o gelo" entre ele e James.
"Essa foi a música que realmente quebrou o gelo entre James e eu. Tínhamos nossas tensões, mas conversávamos muito e, quanto mais eu o conhecia, mais percebia o quanto esse cara tinha de especial", disse Bob, em entrevista cedida ao site Music Radar.
"‘The God That Failed’ é profunda. Não é apenas um golpe baixo na religião; é ele abordando o assunto de uma maneira muito complexa. Emocionalmente, é tão real quanto ‘Nothing Else Matters’", complementou Bob, que deu mais detalhes sobre o processo de composição da décima faixa de "Black Album".
"Trabalhar com Kirk [Hammett, guitarrista] nessa música foi interessante - e isso vale para todo o disco também: Disseram-me que ele viria nas últimas semanas do disco para fazer seus solos de guitarra. Eu disse a todos logo de cara: ‘Bem, não é assim que vamos fazer as coisas. Ele vai tocar ao vivo, como todo mundo'.
No início, Kirk não se sentiu muito à vontade com essa abordagem, mas ele estava disposto e tocou o que achava que eram solos de guia. Em muitos casos, inclusive nesse, suas primeiras ideias eram as que voltávamos a usar quando fazíamos os overdubs. Ele aprendeu a ser espontâneo", concluiu o "quinto elemento do Metallica".
"Black Album" é o sucessor de "...And Justice For All". O disco foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps