A série de tragédias que inspirou Phil Anselmo a escrever a melancólica "Hollow"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de agosto de 2024
A banda Pantera se tornou mundialmente famosa por conta de seu som pesado, agressivo e cheio de energia. Fundado pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera lançou trabalhos inesquecíveis ao longo de sua relativamente curta (e movimentada) trajetória. Um desses álbuns é o magnífico "Vulgar Display Of Power", lançado em fevereiro de 1992.
"Vulgar Display Of Power" é uma verdadeira máquina de raiva e agressividade, como pode ser conferido nas faixas "Mouth For War", "A New Level", "Walk", "Fucking Hostile" e "Rise". No entanto, a última faixa do disco apresenta um elemento que não aparece com frequência nas composições do Pantera: a melancolia.
A faixa que encerra "Vulgar Display Of Power" é "Hollow", que começa de forma extremamente triste e se torna uma composição raivosa em sua parte final. Não é de se estranhar que "Hollow" tenha sido inspirada em acontecimentos que abalaram um dos autores da música, no caso, o vocalista Phil Anselmo.
Em julho de 2012, Anselmo concedeu entrevista à Revolver Magazine e falou sobre os fatos que inspiraram a criação de "Hollow".
"Tive doses saudáveis de perda desde o início de minha vida, especialmente em Nova Orleans. Havia uma banda de punk rock lá chamada Shell Shock, que estabeleceu o padrão para a cena local. E em 1988, o guitarrista deles, Mike Hatch, um dos meus grandes amigos, cometeu suicídio. Eu tinha acabado de me mudar para o Texas. Não pude ir ao seu funeral porque o Pantera estava tocando. Fiquei arrasado", relatou o frontman, que falou sobre outras situações tristes que o entristeceram.
"Eu também tinha um antigo amigo do colégio, chamado Roman, que havia tirado a própria vida. Eu tinha um amigo chamado Henry, que havia tirado sua vida de forma muito trágica. Portanto, ‘Hollow’ não é uma música específica sobre nenhum deles. É uma música coletiva. Acho que já naquela época, quando a escrevi em 1992, eu sabia que as pessoas iriam pegar a letra e transformá-la em algo próprio. Tentei fazer com que fosse uma música de cortar o coração, com a qual todos pudessem se identificar", finalizou o cantor e compositor.
Sexto disco de estúdio do Pantera, "Vulgar Display Of Power" é o sucessor de "Cowboys From Hell" e foi gravado por Phil Anselmo (vocal), Dimebag Darrell (guitarra), Rex Brown (baixo) e Vinnie Paul (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps