O autodidata Kurt Cobain sabia ao menos o nome dos acordes que ele tocava?
Por André Garcia
Postado em 07 de agosto de 2024
O panteão do rock está repleto de guitarristas autodidatas. Entre eles estão até mesmo os mais virtuosos, como Eddie Van Halen e Jimi Hendrix — o tipo de gente que faz parecer que alguns já nascem abençoados pela habilidade.
Em 1991 o mundo do rock foi sacudido por um autodidata que se orgulhava de estar no extremo oposto do virtuosismo: Kurt Cobain. Liderado por ele o Nirvana passou do underground para o topo das paradas da Billboard, simbolicamente desbancando Michael Jackson.
Em entrevista de outubro de 1993 (publicada na íntegra apenas em 2019) Kurt Cobain falou sobre suas habilidades (ou a falta delas) como guitarrista.
"Eu não fazia a menor ideia de como ser um músico, de jeito nenhum. Pô, eu não sei nem o nome dos acordes que toco, não sei como fazer acordes maiores e menores num violão. Eu não passaria em nenhum curso básico de guitarra. Todo mundo sabe tocar mais do que eu."
"Não tenho o mínimo desejo de me tornar um guitarrista melhor. Simplesmente não quero. Não gosto nem um pouco de teoria musical, não tenho nenhum respeito — por isso simplesmente odeio aprender a ler música, entender de arpejos, modo dórico e essas coisas. É uma perda de tempo, só atrapalha a originalidade."
Um dos músicos mais divisivos do rock (quase tanto quanto Tom Morello) Kurt Cobain é adorado por muitos com a mesma intensidade que é desprezado por tantos outros. O fato é que ele se especializou em seu estilo próprio, inimitável, que até hoje permanece sendo extremamente influente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps