Scott Ian, do Anthrax, relembra o início de sua amizade com os caras do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de agosto de 2024
O Metallica surgiu na Califórnia, estado que fica no oeste dos Estados Unidos da América. No entanto, o quarteto teve que se deslocar até o lado leste do país para gravar seu primeiro disco de estúdio, o explosivo "Kill 'Em All", que foi lançado em julho de 1983 e mudou para sempre a história da música pesada.
Quem ajeitou a gravação do primeiro disco do Metallica foi Jonny Z, fundador da Megaforce Records. Jonny, que faleceu em fevereiro de 2022 era amigo de um cidadão nova-iorquino que virou uma lenda do Thrash Metal: Scott Ian, guitarrista e membro fundador do Anthrax.
"Éramos amigos do Jonny Z., dono de uma loja de discos chamada Rockn' Roll Heaven, em Jersey. Essa loja tinha os melhores produtos importados, então, nos fins de semana, Danny Lilker, o baixista original do Anthrax, e eu íamos até lá para curtir. Todos os metaleiros estavam lá, ouvindo metal. Ficamos sabendo do Metallica assim que Jonny Z. recebeu a demo do ‘No Life 'Til Leather’. Eles [os integrantes do Metallica] a enviaram para Jonny, em busca de um contrato de gravação ou qualquer tipo de interesse. Quando ele tocou a música para mim pela primeira vez, eu pensei: ‘Uau!’. Eu nunca tinha ouvido nada parecido antes. Era como o Motörhead, mas com riffs e timbres de guitarra muito mais intensos. Naquele momento, percebi que havia pessoas em outros lugares do mundo, além dessa pequena banca de discos em um mercado de pulgas em Nova Jersey, que estavam fazendo a mesma coisa que nós", relembrou o carismático guitarrista, durante entrevista concedida à Revolver Magazine em 2011.
Na mesma entrevista, Scott Ian relembrou como foi que se tornou amigo de James Hetfield, Kirk Hammett, Lars Ulrich, Cliff Burton (baixista que faleceu em 1986) e Lars Ulrich.
"Eu estava lá no dia em que o Metallica apareceu em Nova York. Jonny Z disse: ‘Estou trazendo o Metallica para Nova York para gravar um álbum. Eles estão vindo em um caminhão e não têm onde morar. Conseguimos uma sala de ensaio para eles em seu mesmo prédio. Você pode conhecê-los e ajudá-los?’. ‘Sim, claro’.
Eles eram caras como nós, mas bebiam muito mais. Nós não bebíamos muito naquela época. Então, foi como conhecer esses caras que, de alguma forma, eram capazes de funcionar musicalmente e beber muito. Às vezes, você tentava acompanhar esses caras naquela época, e isso era um grande erro. Mas eles eram caras incríveis dos quais nos tornamos amigos instantaneamente, amigos rápidos. Nós os levávamos para nossa casa apenas para que eles tomassem banho, ou lhes dávamos nossa torradeira ou geladeira. Ficamos amigos imediatamente", acrescentou Scott.
Felizmente, tanto Anthrax quanto Metallica continuam na ativa. O Anthrax, inclusive, passou pelo Brasil no primeiro semestre de 2024, para se apresentar na segunda edição brasileira do festival Summer Breeze Brasil. O Metallica, que tocou no Brasil pela última vez em 2022 e lançou seu disco mais recente, intitulado "72 Seasons", em abril de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps