O clássico de Ozzy Osbourne que fala de uma pessoa sobre a qual ele não sabia quase nada
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2024
Uma das faixas mais conhecidas de Ozzy Osbourne, "Mr. Crowley", lançada no "Blizzard of Ozz", seu álbum de estreia de 1980, sempre aparece no topo das listas de "melhores músicas" do vocalista. A formação que gravou o registro consistiu em Ozzy no vocal, Randy Rhoads nas guitarras, Bob Daisley no baixo, Don Airey nos teclados e Lee Kerslake na bateria.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
"Mr. Crowley" fala sobre Aleister Crowley, que foi um místico, ocultista e escritor britânico, conhecido por fundar a religião Thelema, que promove a ideia de que cada indivíduo deve seguir sua própria vontade. Nascido em 1875, Crowley ganhou notoriedade por suas práticas esotéricas e críticas ao cristianismo, sendo muitas vezes considerado uma figura polêmica e controversa. Sua influência permeou a música, a literatura e a cultura pop, com referências a ele surgindo em obras de diversos artistas, como The Beatles, Ozzy Osbourne e Raul Seixas.
A canção de Ozzy, certamente a mais famosa a fazer referência ao polêmico personagem, se inicia com uma introdução de sintetizador que parece ter saído de O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber, antes de se transformar em reflexões metálicas sobre a vida de Crowley, e ela foi composta em parceria entre Ozzy e Bob Daisley, que escreveu a letra. Durante uma entrevista de 2014 ao SongFacts, Daisley diz ter feito o texto a partir de sua perspectiva. "Ozzy tinha aquele título, 'Mr. Crowley.' E obviamente o que ele queria dizer era que deveria ser sobre Aleister Crowley, o mágico negro. Mas eu queria olhar para a escuridão e questioná-lo: 'Aleister, o que você estava pensando?' Sabe? Toda essa escuridão e negatividade. Então coloquei este enfoque ali".
E durante uma entrevista de 2019 à Rolling Stone, Osbourne explicou por que escreveu uma música sobre o proeminente ocultista: "Eu conhecia o nome mais do que sabia sobre o cara. Acho que era Jimmy Page quem tinha aquela porra de fixação por Aleister Crowley, comprou a casa dele e isso e aquilo. Então a letra era um questionamento. Eu só sabia que [Crowley] era um cara macabro nos anos vinte ou trinta. E tendo vindo de uma banda chamada Black Sabbath, teria sido estranho eu cantar 'Estamos todos indo passar as férias de verão'. Aquilo era Sabbath, mas de forma mais acessível, foi uma coisa natural", explicou Ozzy.
E durante outra entrevista para a Rolling Stone, Ozzy disse que essa música fez com que as pessoas acreditassem que ele estava envolvido com bruxaria, o que não era verdade. Osbourne conta que chegou a ser convidado a se apresentar em convenções de bruxas e Missas Negras, mesmo não tendo nenhum conhecimento real sobre bruxaria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps