O dia que Ian Gillan, do Deep Purple, fez show peladão em ambiente caótico
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2024
O músico inglês Ian Gillan, vocalista da banda Deep Purple, participou do décimo sétimo episódio do podcast METALXS. O icônico cantor e compositor relembrou um show solo que fez há cerca de 15 anos no Ferropolis, um museu de enormes máquinas industriais localizado em Gräfenhainichen, Alemanha.
Segundo o relato de Gillan, a apresentação foi realizada em um ambiente caótico. Ele definiu o show como um "desastre", como é possível conferir em transcrição publicada no site Blabbermouth.
"Era uma espécie de cenário de ficção científica, uma Ferropolis, como era chamado na Alemanha. Eles fazem grandes festivais lá às vezes. Foi um desastre. Estava chovendo e eles não venderam ingressos. Deveria ter 20.000 pessoas. Havia 200 ou 300 pessoas lá. O promotor colocou os assentos bem longe do palco. Não havia cobertura no palco. Não havia monitores. Não havia luzes - apenas uma luz branca no palco. Havia um trailer para mim. Nada para a orquestra ou para os músicos. A chuva estava caindo. Chegamos ao intervalo. Tudo estava terrível", comentou Gillan, que teve uma ideia ousada.
"Todos estavam se abrigando abaixo do palco, molhados com seus instrumentos. Eu estava sentado pelado no trailer. A minha assistente pessoal entrou. Minhas roupas estavam encharcadas. Ela disse: 'Oh, eles estão fazendo uma fortuna lá fora, estão vendendo capas de chuva. Olha, eu comprei uma para você’. (...). Eu disse: 'É isso que usarei no palco na segunda parte do show'. Então, ela falou: 'Eu te desafio’. Eu respondi: ‘Está bem, eu vou’. Entrei nu no palco, apenas com essa capa de chuva, que era transparente. A orquestra se levantou, percebeu o que estava acontecendo e começou a mandar ver. E nós nos divertimos muito porque estávamos rindo da chuva, estávamos rindo das circunstâncias. O público saiu de seus assentos - não eram muitos - e todos vieram para a frente do palco e, de repente, estávamos todos entrelaçados nessa coisa."
Como era de se imaginar, a ousadia de Gillan não passou batida. Afinal de contas, não é todo dia que um ícone da música decide fazer um show (quase) como veio ao mundo.
"Alguém filmou tudo com sua câmera e o vídeo foi publicado no YouTube naquela noite. Por volta da meia-noite, o telefone começou a tocar. Meu empresário disse: ‘Que porra você pensa que está fazendo?’. E aí o empresário do Deep Purple entra [na ligação]: ‘O que ele está fazendo, destruindo a reputação da banda?’ Então, eu respondi: 'Bem, na verdade, se vocês estivessem lá, teriam entendido’ (...). A iluminação era horrível, a orquestra estava toda desafinada por causa da chuva. Parecia uma cacofonia de absurdos absolutos. Mas se vocês estivessem lá, entenderiam as circunstâncias. E foi Sally, minha assistente de imprensa, que disse: 'Ian realmente salvou o dia'. Se você assistir ao vídeo no YouTube, poderia pensar que essa foi a pior coisa que já aconteceu. Na verdade, foi uma das melhores experiências da minha vida", finalizou Gillan.
Algumas cenas do show citado por Gillan podem ser conferidas no Youtube.
O trabalho mais recente da extensa carreira de Ian Gillan é "=1", vigésimo terceiro álbum de estúdio do Deep Purple, lançado em julho de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps