Como David Gilmour cria solos memoráveis, segundo a própria lenda do Pink Floyd
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de setembro de 2024
David Gilmour, o icônico ex-guitarrista do Pink Floyd, é conhecido por solos inesquecíveis que marcaram a história do rock. Em uma entrevista recente publicada pelo Ultimate Guitar, ele revelou que não tem uma fórmula específica para a criação de suas melodias.
David Gilmour - Mais Novidades
"Deus, eu não tenho ideia. Nenhuma ideia. Quero dizer, elas [as melodias] simplesmente, por si mesmas, ditam para onde querem ir. E eu apenas brinco um pouco e refino depois, talvez," confessou Gilmour.
O músico explicou que a espontaneidade e a experimentação são fundamentais no seu processo criativo. "Eu apenas conecto [a guitarra] e torço pelo melhor. Estou em busca de melodias, mas espero que elas fluam naturalmente para mim," disse.
No caso de seu último álbum, "Luck and Strange", Gilmour compartilhou que algumas melodias surgiram em sessões de brainstorming com o produtor Charlie Andrew. "Algumas delas foram feitas só por mim, sem engenheiro ou qualquer coisa, apenas na sala do meu celeiro, de volta à fazenda. E algumas delas foram feitas em Brighton com Charlie Andrew respirando no meu pescoço", comentou.
Um exemplo dessa abordagem está no solo da música "Between Two Points", que conta com a participação de sua filha, Romany. Para Gilmour, criar esse solo foi uma experiência "transcendental".
Ele relembra: "Em 'Between Two Points', lembro-me de apenas conectar uma guitarra e gravar. Apenas tocando junto, sentindo. Mass naquele momento do que normalmente acontece, quase parecia transcendental, como se eu estivesse drogado ou algo assim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps