Holanda: da terra dos moinhos de vento, 3 bandas de girar a cabeleira - parte 1
Por Karen Batista
Postado em 29 de outubro de 2024
A Holanda pode ser conhecida pelos seus moinhos de vento, canais pitorescos e campos de tulipas, mas seu cenário musical é igualmente fascinante, especialmente para os amantes do metal. Nesta série de matérias especiais, exploraremos três bandas desse país minúsculo, mas que oferece uma diversidade impressionante de sons de girar a cabeleira — como as pás de um moinho.
A primeira banda, de Zwolle, no nordeste holandês, é um nome de peso no metal sinfônico moderno: o DELAIN.
Fundado pelo tecladista Martijn Westerholt (ex-WITHIN TEMPTATION), o DELAIN mistura o peso do metal com melodias cativantes, orquestrações refinadas e colaborações com artistas renomados — como Sharon Den Adel (WITHIN TEMPTATION), Marko Hietala (NIGHTWISH) e Alissa White-Gluz (ARCH ENEMY). Inicialmente contando com os vocais encantadores de Charlotte Wessels (agora ex-vocalista), a obra da banda é repleta de refrões contagiantes e atmosferas densas, perfeita para quem busca um som mais acessível, porém ainda grandioso.
Após uma mudança de formação em 2021, Martijn Westerholt reuniu-se ao guitarrista Ronald Landa e ao baterista Sander Zoer (bateria), e no início de 2022, o DELAIN foi reforçado pela entrada da nova vocalista Diana Leah e do baixista Ludovico Cioffi, completando sua formação a tempo de gravar o aguardado sétimo álbum de estúdio "Dark Waters", lançado pela Napalm Records em fevereiro de 2023. Mais recentemente, a banda lançou o single "Dance With The Devil", que fará parte de um EP homônimo, previsto para novembro deste ano.
Para acompanhar as novidades sobre o DELAIN, clique aqui.
A segunda banda em destaque é o NEVERUS, de Eindhoven — a capital holandesa do metal, no sul do país.
Influenciada por nomes como WINTERSUN, BLIND GUARDIAN e FLESHGOD APOCALYPSE, a banda faz um death metal melódico com pitadas de thrash e elementos sinfônicos — ou um "death metal majestoso", como os rapazes se autodefinem. Destaque especial para a versatilidade vocal e guitarrística do britânico Jack Streat, que também assina as composições.
O quarteto — também formado pelo segundo guitarrista Robin Ritzen, pelo baixista Roman Potasse e pelo baterista Joris Sevat — lançou seu álbum de estreia, "Burdens of the Earth", recém no ano passado, sendo bem-recebido pela crítica especializada.
Para saber mais sobre o NEVERUS, siga-os nas redes sociais e serviços de streaming aqui.
A terceira banda da lista, de Dokkum, na província nortista da Frísia, é uma verdadeira joia do folk metal: o BALDRS DRAUMAR.
A banda se inspira fortemente na mitologia nórdica e nas tradições frísias, criando uma fusão única de música folclórica e metal extremo. Suas letras são em frísio, a língua histórica da sua região, o que dá um charme autêntico às suas composições.
Com músicas épicas que capturam tanto a grandiosidade das sagas quanto o espírito de batalhas vikings, assim como canções acústicas mais contemplativas, a obra do BALDRS DRAUMAR oferece experiências profundas para quem aprecia o lado cultural do metal.
Comemorando 15 anos de fundação neste ano, a banda formada por Wildgeraesch no vocal, Vuurschpuwer na guitarra, Zuypschuyt no baixo e Dondervuyscht na bateria está trabalhando atualmente em novo material, além de um documentário, ambos com data de lançamento a ser definida.
Para ficar por dentro das novidades e conhecer melhor o trabalho dos frísios, clique aqui.
Em suma, seja através da sonoridade moderna do DELAIN, da majestosidade do NEVERUS ou da autenticidade do BALDRS DRAUMAR, o metal holandês se mantém vivo, pulsante e, acima de tudo, diverso. Cada uma dessas bandas leva adiante o legado de inovação e criatividade que o país construiu dentro do metal, e prova de que a Holanda tem muito mais a oferecer além de seus tradicionais cenários de cartão postal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian


Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional
Veja como fica seu nome com o formato do logo do Metallica
Chris Cornell revela em entrevista o episódio que originou sua depressão
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista


