"Nomad", a jornada de Paul Di'Anno além do Maiden e do metal tradicional
Por Michel Sales
Postado em 29 de outubro de 2024
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Paul Di'Anno, falecido 21 de outubro de 2024, registrou uma discografia curta, mas definitiva no cenário metal, mesmo com seu estilo originalmente punk. E dentre seu legado, em 2000 Di'Anno lançou Nomad, marcando um momento importante na carreira solo do ex-vocalista do Iron Maiden.
Embora Di'Anno seja amplamente lembrado por seu trabalho com a Donzela de Ferro nos dois primeiros álbuns da banda, Nomad mostrou um lado diferente do artista, explorando uma fusão de estilos musicais que vão além do heavy metal tradicional.
O álbum destaca uma mistura de heavy metal, hard rock e elementos de rock mais melódico, com influências também evidentes do punk, que sempre estiveram presentes em seu estilo. Comparado ao som cru de sua época no Maiden e de seus trabalhos com bandas como Battlezone, Nomad tem uma produção mais polida e apresenta uma variedade maior de ritmos e atmosferas.

Dentre as faixas notáveis do álbum, estão: "Mad Man in the Attic", trazendo um som mais pesado e agressivo, muito característico do estilo de Di'Anno; "POV 2000", uma pegada mais moderna e groove, que mostra a habilidade de Di'Anno em adaptar sua voz a diferentes sonoridades; "War Machine", um clássico exemplo de metal direto, com riffs pesados e um vocal forte; "Dog Dead", que traz uma abordagem mais voltada para o hard rock, com linhas vocais marcantes.
Em Nomad, Di'Anno também trabalhou com músicos brasileiros (Aquiles Priester e Felipe Andreoli), o que deu uma nova dimensão à sua sonoridade. Esse intercâmbio cultural ajudou a criar uma fusão interessante de influências musicais.
Apesar de não ter tido o mesmo impacto comercial de seus trabalhos com o Iron Maiden, Nomad é apreciado pelos fãs de Di'Anno e do heavy metal underground, que veem o álbum como uma declaração de suas obras de independência e um testemunho de sua capacidade criando música relevante, mesmo décadas após seu auge inicial.
LEGADO
Paul Di'Anno foi um cantor britânico, nascido em Chingford, Londres, e fez parte da formação clássica do Iron Maiden no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, trazendo uma abordagem vocal mais crua e agressiva, que combinava bem com o estilo mais punk e heavy metal da banda na época.
Ele foi o vocalista dos dois primeiros álbuns de estúdio do Iron Maiden, Iron Maiden (1980) e Killers (1981). Esses álbuns ajudaram a estabelecer a banda no cenário do heavy metal, com sucessos como "Running Free", "Phantom of the Opera" e "Wrathchild".
O estilo vocal de Paul Di'Anno era mais rasgado e influenciado pelo punk rock, o que contrastava com o estilo mais melódico que Bruce Dickinson traria à banda mais tarde. Apesar de seu sucesso inicial, Di'Anno foi substituído em 1981 devido a problemas relacionados ao uso de drogas e álcool, além de diferenças criativas com o restante da banda. Após sua saída, Bruce Dickinson assumiu o posto de vocalista, levando o Iron Maiden a um novo nível de sucesso global.
Após deixar o Iron Maiden, Di'Anno avançou com outros projetos musicais, como as bandas Di'Anno e Battlezone, além de seguir carreira solo. Embora não tenha alcançado o mesmo nível de sucesso que o Iron Maiden, ele continuou ativo no mundo do metal, gravando álbuns e fazendo turnês.
Nos últimos anos, Di'Anno teve sérios problemas de saúde, incluindo complicações nos joelhos que o deixaram em uma cadeira de rodas por um tempo, mas ele continuou a se apresentar pelos palcos do mundo.
Di'Anno será eternamente lembrado com carinho pelos fãs do Iron Maiden, especialmente pela contribuição que fez para a fase inicial da banda, ajudando a moldar o som que os tornaria um dos maiores nomes do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos

Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
"Bruce Dickinson é mais profissional que Paul Di'Anno era", destaca Adrian Smith
Documentário oficial sobre Paul Di'Anno será lançado em 2026
O clássico do Iron Maiden que Paul Di'Anno escreveu letra original - confira como era
Paul Di'Anno: o maior talento desperdiçado do Heavy Metal de todos os tempos (vídeo)


