Bob Klose - o primeiro guitarrista do Pink Floyd - relembra sua passagem pela banda
Por André Garcia
Postado em 26 de outubro de 2024
Quando o assunto é Pink Floyd e guitarra, é muito provável que toque na sua cabeça algum solo de David Gilmour — como "Time", "Another Brick in the Wall" e "Comfortably Numb". Antes dele se juntar a Roger Waters e companhia, entretanto, teve Syd Barrett, que foi não só o guitarrista como também o vocalista, compositor e líder visionário.
O que muitos não sabem é que Barrett não fundou a banda, embora tenha entrado nela em seus segundo ano de existência. O primeiro guitarrista do Pink Floyd foi, na verdade, Bob Klose. Ele entrou na banda em setembro de 1964, quando ela ainda se chamava Sigma 6. Foi, aliás, sua chegada que fez com que Roger Waters assumisse o baixo.
Por pressão dos pais e professores, Bob saiu da banda em meados de 65 para se dedicar aos estudos e arrumar um trabalho "de verdade". Na época ele já dividia o posto de guitarrista com Barrett, que a partir dali se tornou o único — literalmente.
Esquecido pela história, Klose foi relembrado em 2001, ao ser entrevistado para o documentário The Pink Floyd & Syd Barrett Story.
"O pessoal até que achava que eu era bom, mas provavelmente não era, de fato. Eu até tocava um pouco de violão clássico, então conseguia mover meus dedos de forma moderadamente coordenada, e ouvia muito blues, então tinha uma espécie de noção do que se tratava. E Syd estava ouvindo Bo Diddley e tocando aquele ritmo dele, então era isso que a gente fazia. E, por cima daquilo, qualquer coisa que você pudesse imaginar."
"Syd estava começando a compor músicas, e isso era o mais interessante que estava acontecendo [na banda]. Começamos fazendo covers de R&B, mas, aos poucos, o som se tornou uma espécie de Bo Diddley cósmico do Syd. Bo Diddley sempre foi o estilo de Syd".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps