Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra
Por Bruce William
Postado em 25 de outubro de 2024
Antes de se apresentar sob o nome Angra, os integrantes da banda brasileira fizeram dois shows onde tocaram covers de Iron Maiden, tendo o primeiro deles sido realizado em Volta Redonda, no interior do Estado do Rio. A ideia era fazer essas apresentações para adquirir experiência de palco: "A gente fez esses dois shows aí justamente pra treinar e não botar o nome Angra na roda, ao apresentar um show mais ou menos", recorda o guitarrista Kiko Loureiro, explicando em seguida que a escolha pelo Maiden tinha a ver com o fato de ser uma banda com a mesma formação do Angra, com duas guitarras e um vocalista.

"Esse show de Volta Redonda foi quase um divisor de águas, porque nessa época o Luis (Mariutti) e o Kiko (Loureiro) tocavam com o Supla, junto com o Ricardo Confessori", diz Marco Antunes, que foi baterista do Angra entre 1991 e 1993, em entrevista publicada no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube.
O baterista conta em seguida que os dois músicos tinham compromisso com Supla e estavam com o horário curto para sair de um lugar para chegar até o outro. Só que o show do Supla atrasou, e tudo quase foi por água abaixo. "Sério, se não fosse eu e o Rafa (Rafael Bittencourt), não existiria mais Luis Mariutti e Kiko na banda. O Andre estava decidido a tirar os dois", prossegue Marco, explicando que a banda era centrada nos três - ele, o Rafael e o Andre - então eles conseguiram, com muito custo, segurar os dois. "Mas naquele dia, era para não existir mais Luis e Kiko na banda."
Marco havia falado anteriormente sobre o assunto, contando que "o Andre tinha muito dessa insegurança, entendeu? O Andre tinha muita insegurança. Ele tinha muito medo de ser traído, sacaneado, de [a banda] não dar certo por algum motivo (...) Chegou um momento que a gente percebeu que a gente não controlava mais o Andre, ali, quando ele quis tirar o Kiko pela primeira vez. Ele quis tirar o Kiko três ou quatro vezes. Uma das vezes, junto com o Luis. Enfim, ali, quando a gente teve que fazer uma operação de guerra com a minha irmã, [pedir] pra ela atender a porta, pra ela não deixar o Kiko tocar a campainha, pro Andre não ir lá, pra eu e o Rafa conversar com o Kiko antes (...). Cara, foi uma operação de duas horas pro Kiko não sair da banda, que envolveu a família, na porta de uma casa. Isso é ridículo."
No vídeo publicado no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube, Kiko comenta o incidente, a partir dos seis minutos: "Ele tirou os dois Andrés da guitarra antes, porque ele era meio que o cara da banda, que tinha o contato do empresário, não sei o que tal", diz Kiko, se referindo a André Luís Linhares Bastos e André Hernandes, que o antecederam no posto.
"Daí uma hora ele quis me tirar, porque eu estava tocando com o Supla. Na realidade, eu chamei o Luis pra tocar com o Supla." Mas Kiko se justifica que até então o Angra não fazia show. "E eu lembro que, de repente, a banda inteira estava contra mim. E eu não lembro o que eu falei, mas teve um ensaio e eu tipo que me impus ali e não me tiraram, porque eu mostrei as minhas razões ali e beleza."
No fim das contas, quem acabou saindo da banda foi o baterista Marco Antunes. O saudoso Andre disse em entrevista de 2013 para a Metal Meltdown que a difícil decisão não aconteceu por causa dele ou de Rafael. "Foi basicamente uma decisão do produtor [Charlie Bauerfeind]. O produtor veio até a gente e disse: 'Olha, para o que eu quero para este álbum, o seu baterista infelizmente não vai dar conta. Então vocês têm duas opções: nós usamos uma bateria eletrônica ou contratamos alguém que conheço que possa fazê-lo em uma semana'. Foi uma decisão difícil, porque nosso baterista era um bom amigo e um dos co-fundadores da banda. Uma vez que estávamos lá e não havia como voltar atrás, tínhamos de optar por uma dessas alternativas, e Charlie disse: 'se não for assim, não colocarei meu nome nesta produção.' E esta foi nossa única alternativa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer
A curiosa maneira como Rafael Bittencourt identifica quem é músico na plateia do Angra


