Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra
Por Bruce William
Postado em 25 de outubro de 2024
Antes de se apresentar sob o nome Angra, os integrantes da banda brasileira fizeram dois shows onde tocaram covers de Iron Maiden, tendo o primeiro deles sido realizado em Volta Redonda, no interior do Estado do Rio. A ideia era fazer essas apresentações para adquirir experiência de palco: "A gente fez esses dois shows aí justamente pra treinar e não botar o nome Angra na roda, ao apresentar um show mais ou menos", recorda o guitarrista Kiko Loureiro, explicando em seguida que a escolha pelo Maiden tinha a ver com o fato de ser uma banda com a mesma formação do Angra, com duas guitarras e um vocalista.
"Esse show de Volta Redonda foi quase um divisor de águas, porque nessa época o Luis (Mariutti) e o Kiko (Loureiro) tocavam com o Supla, junto com o Ricardo Confessori", diz Marco Antunes, que foi baterista do Angra entre 1991 e 1993, em entrevista publicada no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube.
O baterista conta em seguida que os dois músicos tinham compromisso com Supla e estavam com o horário curto para sair de um lugar para chegar até o outro. Só que o show do Supla atrasou, e tudo quase foi por água abaixo. "Sério, se não fosse eu e o Rafa (Rafael Bittencourt), não existiria mais Luis Mariutti e Kiko na banda. O Andre estava decidido a tirar os dois", prossegue Marco, explicando que a banda era centrada nos três - ele, o Rafael e o Andre - então eles conseguiram, com muito custo, segurar os dois. "Mas naquele dia, era para não existir mais Luis e Kiko na banda."
Marco havia falado anteriormente sobre o assunto, contando que "o Andre tinha muito dessa insegurança, entendeu? O Andre tinha muita insegurança. Ele tinha muito medo de ser traído, sacaneado, de [a banda] não dar certo por algum motivo (...) Chegou um momento que a gente percebeu que a gente não controlava mais o Andre, ali, quando ele quis tirar o Kiko pela primeira vez. Ele quis tirar o Kiko três ou quatro vezes. Uma das vezes, junto com o Luis. Enfim, ali, quando a gente teve que fazer uma operação de guerra com a minha irmã, [pedir] pra ela atender a porta, pra ela não deixar o Kiko tocar a campainha, pro Andre não ir lá, pra eu e o Rafa conversar com o Kiko antes (...). Cara, foi uma operação de duas horas pro Kiko não sair da banda, que envolveu a família, na porta de uma casa. Isso é ridículo."
No vídeo publicado no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube, Kiko comenta o incidente, a partir dos seis minutos: "Ele tirou os dois Andrés da guitarra antes, porque ele era meio que o cara da banda, que tinha o contato do empresário, não sei o que tal", diz Kiko, se referindo a André Luís Linhares Bastos e André Hernandes, que o antecederam no posto.
"Daí uma hora ele quis me tirar, porque eu estava tocando com o Supla. Na realidade, eu chamei o Luis pra tocar com o Supla." Mas Kiko se justifica que até então o Angra não fazia show. "E eu lembro que, de repente, a banda inteira estava contra mim. E eu não lembro o que eu falei, mas teve um ensaio e eu tipo que me impus ali e não me tiraram, porque eu mostrei as minhas razões ali e beleza."
No fim das contas, quem acabou saindo da banda foi o baterista Marco Antunes. O saudoso Andre disse em entrevista de 2013 para a Metal Meltdown que a difícil decisão não aconteceu por causa dele ou de Rafael. "Foi basicamente uma decisão do produtor [Charlie Bauerfeind]. O produtor veio até a gente e disse: 'Olha, para o que eu quero para este álbum, o seu baterista infelizmente não vai dar conta. Então vocês têm duas opções: nós usamos uma bateria eletrônica ou contratamos alguém que conheço que possa fazê-lo em uma semana'. Foi uma decisão difícil, porque nosso baterista era um bom amigo e um dos co-fundadores da banda. Uma vez que estávamos lá e não havia como voltar atrás, tínhamos de optar por uma dessas alternativas, e Charlie disse: 'se não for assim, não colocarei meu nome nesta produção.' E esta foi nossa única alternativa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps