Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra
Por Bruce William
Postado em 25 de outubro de 2024
Antes de se apresentar sob o nome Angra, os integrantes da banda brasileira fizeram dois shows onde tocaram covers de Iron Maiden, tendo o primeiro deles sido realizado em Volta Redonda, no interior do Estado do Rio. A ideia era fazer essas apresentações para adquirir experiência de palco: "A gente fez esses dois shows aí justamente pra treinar e não botar o nome Angra na roda, ao apresentar um show mais ou menos", recorda o guitarrista Kiko Loureiro, explicando em seguida que a escolha pelo Maiden tinha a ver com o fato de ser uma banda com a mesma formação do Angra, com duas guitarras e um vocalista.

"Esse show de Volta Redonda foi quase um divisor de águas, porque nessa época o Luis (Mariutti) e o Kiko (Loureiro) tocavam com o Supla, junto com o Ricardo Confessori", diz Marco Antunes, que foi baterista do Angra entre 1991 e 1993, em entrevista publicada no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube.
O baterista conta em seguida que os dois músicos tinham compromisso com Supla e estavam com o horário curto para sair de um lugar para chegar até o outro. Só que o show do Supla atrasou, e tudo quase foi por água abaixo. "Sério, se não fosse eu e o Rafa (Rafael Bittencourt), não existiria mais Luis Mariutti e Kiko na banda. O Andre estava decidido a tirar os dois", prossegue Marco, explicando que a banda era centrada nos três - ele, o Rafael e o Andre - então eles conseguiram, com muito custo, segurar os dois. "Mas naquele dia, era para não existir mais Luis e Kiko na banda."
Marco havia falado anteriormente sobre o assunto, contando que "o Andre tinha muito dessa insegurança, entendeu? O Andre tinha muita insegurança. Ele tinha muito medo de ser traído, sacaneado, de [a banda] não dar certo por algum motivo (...) Chegou um momento que a gente percebeu que a gente não controlava mais o Andre, ali, quando ele quis tirar o Kiko pela primeira vez. Ele quis tirar o Kiko três ou quatro vezes. Uma das vezes, junto com o Luis. Enfim, ali, quando a gente teve que fazer uma operação de guerra com a minha irmã, [pedir] pra ela atender a porta, pra ela não deixar o Kiko tocar a campainha, pro Andre não ir lá, pra eu e o Rafa conversar com o Kiko antes (...). Cara, foi uma operação de duas horas pro Kiko não sair da banda, que envolveu a família, na porta de uma casa. Isso é ridículo."
No vídeo publicado no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube, Kiko comenta o incidente, a partir dos seis minutos: "Ele tirou os dois Andrés da guitarra antes, porque ele era meio que o cara da banda, que tinha o contato do empresário, não sei o que tal", diz Kiko, se referindo a André Luís Linhares Bastos e André Hernandes, que o antecederam no posto.
"Daí uma hora ele quis me tirar, porque eu estava tocando com o Supla. Na realidade, eu chamei o Luis pra tocar com o Supla." Mas Kiko se justifica que até então o Angra não fazia show. "E eu lembro que, de repente, a banda inteira estava contra mim. E eu não lembro o que eu falei, mas teve um ensaio e eu tipo que me impus ali e não me tiraram, porque eu mostrei as minhas razões ali e beleza."
No fim das contas, quem acabou saindo da banda foi o baterista Marco Antunes. O saudoso Andre disse em entrevista de 2013 para a Metal Meltdown que a difícil decisão não aconteceu por causa dele ou de Rafael. "Foi basicamente uma decisão do produtor [Charlie Bauerfeind]. O produtor veio até a gente e disse: 'Olha, para o que eu quero para este álbum, o seu baterista infelizmente não vai dar conta. Então vocês têm duas opções: nós usamos uma bateria eletrônica ou contratamos alguém que conheço que possa fazê-lo em uma semana'. Foi uma decisão difícil, porque nosso baterista era um bom amigo e um dos co-fundadores da banda. Uma vez que estávamos lá e não havia como voltar atrás, tínhamos de optar por uma dessas alternativas, e Charlie disse: 'se não for assim, não colocarei meu nome nesta produção.' E esta foi nossa única alternativa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro


Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O instrumento mais fácil de tocar no Heavy Metal, conforme o Lord Vinheteiro


