Yoko Ono teria alertado John Lennon que ele corria perigo antes dele ser assassinado
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2024
Um dos acontecimentos mais marcantes da história do Rock foi a morte de Lennon. Ela chocou o mundo, pois ele era visto como um símbolo de paz e mudança devido à sua música e ativismo. Sua morte abrupta deixou um vazio imenso na música e cultura popular, marcando o fim trágico de uma das maiores figuras do século 20.
John Lennon - Mais Novidades
John Lennon foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, em frente ao edifício Dakota, em Nova York, onde morava. Ele foi baleado por Mark David Chapman, um fã perturbado que havia conseguido um autógrafo de Lennon mais cedo naquele dia. Após disparar cinco vezes, Chapman permaneceu no local, lendo calmamente o livro O Apanhador no Campo de Centeio até ser preso pela polícia.
A tragédia poderia ter sido evitada? Muitos questionam por qual motivo Lennon estava facilmente acessível para qualquer um, e em um novo livro, "We All Shine On: John, Yoko and Me", Elliot Mintz, que foi porta-voz e pessoa de confiança de John Lennon e Yoko Ono, afirmou que Yoko lhe disse que seu marido estava "em perigo" antes do assassinato, informa a Far Out.
No livro, Mintz relembra as consequências da tragédia e oferece uma visão de como isso afetou Yoko, o filho deles, Sean, e o filho mais velho de Lennon, Julian. Em um dos trechos, ele recorda como Yoko enfrentava perigos externos e traições dentro de seu círculo íntimo, como a de Fred Seaman, que supostamente roubou documentos privados de seus escritórios e casas, incluindo cinco diários pessoais, para escrever um livro revelador.
Essas traições fizeram com que Yoko se tornasse desconfiada da maioria das pessoas ao seu redor. Um dia, Mintz quase discutiu seriamente, ao insistir para que ela e Sean participassem de uma entrevista de rádio para desmentir alguns dos rumores sobre a família Lennon. Ela respondeu que consultaria "seus conselheiros", um grupo de tarólogos e numerólogos. Mintz, que até então nunca havia questionado as crenças de Yoko, dessa vez colocou em cheque sua eficácia: "Yoko, se esses conselheiros são tão bons quanto você acredita, por que nenhum deles previu o que aconteceria com John? Por que não houve um aviso?"
Yoko, surpreendemente, respondeu: "Como você sabe que eu não fui avisada? Você já me perguntou se houve avisos?". Mintz então mandou: "Então, estou perguntando agora: algum dos seus conselheiros a avisou sobre o perigo para John?". Yoko respondeu que sim. "Fui avisada de que ele estava em perigo em Nova York e que ele deveria sair imediatamente. Por isso o mandei para as [ilhas] Bermudas no verão... Mas eu não podia mantê-lo afastado para sempre. Ele precisava voltar em algum momento."
Mintz se disse surpreso mas compreendeu que a lógica de Yoko era típica da vida fora dos padrões que ela e Lennon levavam. Ela disse para Elliot: "Você sabe como John se sentia sobre a própria segurança. Falamos sobre isso em nossa mesa de cozinha quando seu amigo [o ator Sal Mineo] foi morto. John disse: 'Se eles querem te pegar, vão te pegar.' Não importava o que meus conselheiros me dissessem. Ele não acreditava em seguranças, não suportava a ideia. Ele queria ser livre."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

O maior músico que já pisou no planeta Terra, segundo John Lennon
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon


