Yoko Ono teria alertado John Lennon que ele corria perigo antes dele ser assassinado
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2024
Um dos acontecimentos mais marcantes da história do Rock foi a morte de Lennon. Ela chocou o mundo, pois ele era visto como um símbolo de paz e mudança devido à sua música e ativismo. Sua morte abrupta deixou um vazio imenso na música e cultura popular, marcando o fim trágico de uma das maiores figuras do século 20.
John Lennon - Mais Novidades
John Lennon foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, em frente ao edifício Dakota, em Nova York, onde morava. Ele foi baleado por Mark David Chapman, um fã perturbado que havia conseguido um autógrafo de Lennon mais cedo naquele dia. Após disparar cinco vezes, Chapman permaneceu no local, lendo calmamente o livro O Apanhador no Campo de Centeio até ser preso pela polícia.
A tragédia poderia ter sido evitada? Muitos questionam por qual motivo Lennon estava facilmente acessível para qualquer um, e em um novo livro, "We All Shine On: John, Yoko and Me", Elliot Mintz, que foi porta-voz e pessoa de confiança de John Lennon e Yoko Ono, afirmou que Yoko lhe disse que seu marido estava "em perigo" antes do assassinato, informa a Far Out.
No livro, Mintz relembra as consequências da tragédia e oferece uma visão de como isso afetou Yoko, o filho deles, Sean, e o filho mais velho de Lennon, Julian. Em um dos trechos, ele recorda como Yoko enfrentava perigos externos e traições dentro de seu círculo íntimo, como a de Fred Seaman, que supostamente roubou documentos privados de seus escritórios e casas, incluindo cinco diários pessoais, para escrever um livro revelador.
Essas traições fizeram com que Yoko se tornasse desconfiada da maioria das pessoas ao seu redor. Um dia, Mintz quase discutiu seriamente, ao insistir para que ela e Sean participassem de uma entrevista de rádio para desmentir alguns dos rumores sobre a família Lennon. Ela respondeu que consultaria "seus conselheiros", um grupo de tarólogos e numerólogos. Mintz, que até então nunca havia questionado as crenças de Yoko, dessa vez colocou em cheque sua eficácia: "Yoko, se esses conselheiros são tão bons quanto você acredita, por que nenhum deles previu o que aconteceria com John? Por que não houve um aviso?"
Yoko, surpreendemente, respondeu: "Como você sabe que eu não fui avisada? Você já me perguntou se houve avisos?". Mintz então mandou: "Então, estou perguntando agora: algum dos seus conselheiros a avisou sobre o perigo para John?". Yoko respondeu que sim. "Fui avisada de que ele estava em perigo em Nova York e que ele deveria sair imediatamente. Por isso o mandei para as [ilhas] Bermudas no verão... Mas eu não podia mantê-lo afastado para sempre. Ele precisava voltar em algum momento."
Mintz se disse surpreso mas compreendeu que a lógica de Yoko era típica da vida fora dos padrões que ela e Lennon levavam. Ela disse para Elliot: "Você sabe como John se sentia sobre a própria segurança. Falamos sobre isso em nossa mesa de cozinha quando seu amigo [o ator Sal Mineo] foi morto. John disse: 'Se eles querem te pegar, vão te pegar.' Não importava o que meus conselheiros me dissessem. Ele não acreditava em seguranças, não suportava a ideia. Ele queria ser livre."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Postagem indica que Lynyrd Skynyrd pode pintar no Monsters of Rock 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"

A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
O álbum solo de John Lennon que ele considerava ainda melhor que o "Imagine"


