A música do Rush que é a preferida do baterista Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de outubro de 2024
O baterista Mike Portnoy é grande fã do Rush, e esse fato não chega a ser um segredo. O trio canadense é uma grande influência para nomes do Metal Progressivo, estilo que consagrou o Dream Theater, grupo fundado por Mike.
Rush - Mais Novidades
No início de 2023, Mike Portnoy concedeu entrevista ao Loudwire, e falou sobre o seu amor pelo grupo formado por Geddy Lee (baixo/vocal), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria). Aliás, o batera não ligava muito para o trio, justamente por conta de uma de suas características mais marcantes.
"Eu vivia, respirava, dormia e cagava com Neil [Peart] e com o Rush. O principal motivo pelo qual nunca dei atenção ao Rush foi que eu ouvia a voz de Geddy no rádio e os considerava uma banda como Supertramp ou Styx."
A visão de Portnoy a respeito do Rush começou a mudar a partir do momento que uma música sem os vocais de Lee chamou sua atenção. Aliás, essa instrumental é uma das canções mais conhecidas do grupo.
"Então, alguém tocou ‘YYZ’ para mim sem a... não quero usar a palavra distração... mas não tinha os vocais de Geddy. Isso me forçou a ouvir a bateria, o baixo e a guitarra e, quando ouvi 'YYZ', pensei: 'Puta merda, esses caras sabem tocar’."
"YYZ" é a música que fez Portnoy se ligar no Rush. Porém, essa não é a composição do grupo que ele mais gosta. Ao falar com a Prog, o baterista escolheu outra instrumental como sua obra preferida do conjunto canadense.
"Se eu tivesse que escolher a música quintessencial do Rush, teria que ser ‘La Villa Strangiato’. Quando eu era adolescente, no início dos anos 80, e estava no auge da minha influência mais profunda do Rush, essa era a referência de proeza instrumental."
Quando ouviu "La Villa Strangiato", Portnoy não ficou impressionado apenas com a performance de Neil Peart. O artista inclusive tem uma opinião a respeito do solo de guitarra presente na música.
"Não apenas para nós bateristas, mas também para os colegas baixistas - aquela rápida quebra de baixo e bateria - e guitarristas - talvez ainda o melhor solo gravado de Alex Lifeson."
"La Villa Strangiato" é a quarta (e última) faixa de "Hemispheres", sexto disco de estúdio do Rush, lançado em outubro de 1978. O álbum tem apenas quatro faixas, sendo que a primeira delas, intitulada "Cygnus X-1 Book II: Hemispheres", tem 18 minutos e ocupa todo o lado A da versão em LP de "Hemispheres".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"

Rush: Geddy Lee comenta as dificuldades da gravação de "Hemispheres"
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
A mensagem da viúva de Neil Peart para a baterista que assumiu seu lugar no Rush
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones


