A música do Rush que é a preferida do baterista Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de outubro de 2024
O baterista Mike Portnoy é grande fã do Rush, e esse fato não chega a ser um segredo. O trio canadense é uma grande influência para nomes do Metal Progressivo, estilo que consagrou o Dream Theater, grupo fundado por Mike.
No início de 2023, Mike Portnoy concedeu entrevista ao Loudwire, e falou sobre o seu amor pelo grupo formado por Geddy Lee (baixo/vocal), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria). Aliás, o batera não ligava muito para o trio, justamente por conta de uma de suas características mais marcantes.
"Eu vivia, respirava, dormia e cagava com Neil [Peart] e com o Rush. O principal motivo pelo qual nunca dei atenção ao Rush foi que eu ouvia a voz de Geddy no rádio e os considerava uma banda como Supertramp ou Styx."
A visão de Portnoy a respeito do Rush começou a mudar a partir do momento que uma música sem os vocais de Lee chamou sua atenção. Aliás, essa instrumental é uma das canções mais conhecidas do grupo.
"Então, alguém tocou ‘YYZ’ para mim sem a... não quero usar a palavra distração... mas não tinha os vocais de Geddy. Isso me forçou a ouvir a bateria, o baixo e a guitarra e, quando ouvi 'YYZ', pensei: 'Puta merda, esses caras sabem tocar’."
"YYZ" é a música que fez Portnoy se ligar no Rush. Porém, essa não é a composição do grupo que ele mais gosta. Ao falar com a Prog, o baterista escolheu outra instrumental como sua obra preferida do conjunto canadense.
"Se eu tivesse que escolher a música quintessencial do Rush, teria que ser ‘La Villa Strangiato’. Quando eu era adolescente, no início dos anos 80, e estava no auge da minha influência mais profunda do Rush, essa era a referência de proeza instrumental."
Quando ouviu "La Villa Strangiato", Portnoy não ficou impressionado apenas com a performance de Neil Peart. O artista inclusive tem uma opinião a respeito do solo de guitarra presente na música.
"Não apenas para nós bateristas, mas também para os colegas baixistas - aquela rápida quebra de baixo e bateria - e guitarristas - talvez ainda o melhor solo gravado de Alex Lifeson."
"La Villa Strangiato" é a quarta (e última) faixa de "Hemispheres", sexto disco de estúdio do Rush, lançado em outubro de 1978. O álbum tem apenas quatro faixas, sendo que a primeira delas, intitulada "Cygnus X-1 Book II: Hemispheres", tem 18 minutos e ocupa todo o lado A da versão em LP de "Hemispheres".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps