A curiosa conexão que existe entre os Beatles e o AC/DC
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2024
Um daqueles divertidos momentos WTF foi relatado por Dave Grohl ao contar como ele conheceu pessoalmente os caras do AC/DC: "Eu não ia tocar no Grammy, mas apresentei uma das atrações. Paul McCartney é um amigo, e eu o amo muito. Por mais que ele seja um herói pra mim, também é um cara muito doce e um amigo. E ele estava na cidade, me ligou e perguntou 'O que você vai fazer depois do Grammy?' e eu respondi que iria jantar com Pat e Taylor (parceiros de banda no Foo Fighters). Paul então disse 'Você se importa se eu e Nancy (esposa de Paul) também formos?"
Até aí tudo ok, já que Paul e Dave são amigos de longa data. Mas foi então que aconteceu o inesperado: "Daí Paul esbarrou nos caras do AC/DC em um hotel ou algo assim, e perguntou pra eles: 'Querem ir jantar conosco?'", contou Dave. "A esposa de Paul ligou pra minha esposa e perguntou se a gente se importaria se o AC/DC também viesse ao jantar. E eu até então não conhecia os caras do AC/DC.
Paul já chegou a fazer um breve comentário público sobre o AC/DC em vídeo: "Eu gosto de rock alto, basicamente. Sabe os caras do AC/DC. Eles tocam alto. Já viu eles ao vivo? Oh, baby!" diz o ex-Beatle, sorrindo.

Se Paul já considerava nas décadas seguintes o som soava muito alto, a princípio é de se imaginar que Beatles e AC/DC residam em universos distintos devido às suas diferenças de época, estilo e contexto geográfico. Os Beatles, surgidos na década de 1960 no Reino Unido, revolucionaram o cenário musical global com sua mistura de Rock, Pop e experimentalismo.
Já o AC/DC, formado na Austrália na década de 1970, consolidou-se como um dos maiores representantes do Hard Rock em sua vertente mais Rock'N'Roll, com um som cru e direto, e bem mais intenso que o dos Beatles, apesar do quarteto de Liverpool também ter suas origens no Rock'N'Roll básico e direto.
E, claro, é muito provável que os membros do AC/DC tenham sido influenciados pelos Beatles, considerando o impacto cultural da banda britânica sobre várias gerações de músicos. Além disso, o apreço pelos Beatles, cujas melodias e inovações atravessaram gêneros musicais, pode ter inspirado os irmãos Young e outros membros do AC/DC, mesmo que seus estilos sejam marcadamente contrastantes.
O irmão de Angus e Malcolm Young que foi contratado dos Beatles
Entretanto, uma matéria assinada por Andrew Amelinckx e publicada na Grunge.com estabelece uma curiosa ligação entre Beatles e AC/DC. Vamos à longa história.
Em maio de 1963, William e Margaret Young deixaram um bairro pobre de Glasgow, na Escócia, com sete de seus oito filhos, incluindo George, Angus e Malcolm, e mudaram-se para Sydney, Austrália, para começar uma nova vida, de acordo com o livro "AC/DC – The Early Years & Bon Scott". Logo os garotos se voltariam para a música em sua nova terra natal. No entanto, um dos irmãos, Alex, ficou na Escócia e acabou indo para Londres, onde, sem saber, se tornaria a conexão entre os Beatles e o AC/DC.
No final da década de sessenta, dinheiro entrava a rodo nos cofres dos integrantes dos Beatles, e então eles decidiram, em parte por motivos fiscais, lançar a Apple Corps, uma empresa que abarcava seus diversos projetos. "É um negócio relacionado a discos, filmes e eletrônicos", anunciou John Lennon durante uma coletiva de imprensa em Nova York, em maio de 1968. Pela Apple Publishing a banda lançou tanto sua própria música, começando com o single "Hey Jude" em agosto de 1968, quanto músicas de outros artistas.
Eis que, em dezembro de 1967, Alex Young, que na época usava o nome George Alexander, era baixista e cantor, vivendo em Londres quando se tornou o primeiro compositor contratado pela Apple Publishing, conforme "The Cambridge Companion to the Beatles". Em torno de Alex foi formada uma banda pop psicodélico, batizada por John Lennon como Grapefruit, inspirado por um livro de poesia escrito por Yoko Ono, informou a Far Out.
O segundo single do Grapefruit, "Lullaby", saiu em janeiro de 1968 com produção de John Lennon e Paul McCartney. E a RCA lançou o primeiro álbum da banda, "Around Grapefruit". Mas as vendas não foram boas, e a RCA dispensou a banda, assim como a Apple Publishing (mas manteve o contrato de Alex Young). O segundo álbum da banda, "Deep Water", também não saiu do chão e a banda se desfez em 1969.
Ao mesmo tempo, lá na Austrália o irmão de Alex, George, estava fazendo sucesso como guitarrista da banda Easybeats, que teve um hit internacional em 1967 com "Friday on My Mind", antes de também se desfazer em 1969. George e o outro guitarrista dos Easybeats, Harry Vanda, tornaram-se então produtores musicais de grande sucesso. E o seu maior êxito veio com o AC/DC, a banda fundada pelos irmãos mais novos de Alex e George, Angus e Malcolm, em 1973.
Enquanto o AC/DC subia rapidamente para as paradas de sucesso, o tempo de Alex Young sob os holofotes desaparecia. Seus irmãos o consideravam "muito talentoso". "Todos os irmãos achavam isso", disse Stevie Young, sobrinho de Angus e Malcolm, e também membro do AC/DC a Jesse Fink, para seu livro "The Youngs: The Brothers Who Built AC/DC". Alex Young aparentemente morreu na Alemanha em 1997, de acordo com seu ex-companheiro de banda no Grapefruit, John Perry.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil

A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
A escolha dos Beatles que surpreendeu Andreas Kisser: "Tinham motivos, mas acho brutal"
Provando ser beatlemaníaco, Mark Knopfler elege música obscura dos Beatles como favorita


